sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Limeira: Deputada Aline Corrêa reúne-se com empresárias que estarão visitando Feira em Madri


Na próxima semana, empresárias de Limeira terão a oportunidade de visitar a Bisutex – Salão Internacional de Bijuteria e Complementos, realizado em Madri, na Espanha. A viagem faz parte do Projeto “Empresárias Exportadoras” realizado pela Associação Limeirense de Joias (ALJ), que conta com o apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres, por gestão da deputada federal Aline Correa (PP).

As empresárias que se destacaram durante o curso, mais o consultor e a estagiária, estarão visitando um dos principais eventos do planeta. A ALJ dará suporte para as negociações que poderão ocorrer na feira, beneficiando todo esse segmento profissional. A repercussão do projeto foi tamanha que mais 10 empresários do setor resolveram acompanhar as empresárias em comitiva para conhecer a Bisutex e prospectar negócios. 

O projeto, que oferece gratuitamente cerca de 200 horas de aulas e treinamento em idiomas, estratégia e noções de regras e procedimentos de comércio internacional para 27 empresárias, usou como critério de escolha para a viagem notas e presença nas aulas. Aline Antunes Vilares Gachet, da Kiart, e Simone de Cássia Campanholo Tonello, da Tonello Indústria e Comércio de Bijuterias, foram as escolhidas para participar da feira internacional. 

Na tarde desta sexta-feira, 28 de janeiro, as empresárias reuniram-se com a deputada Aline Corrêa e enalteceram o apoio recebido. Também participaram do encontro os diretores da ALJ. Eles afirmaram que o intuito da viagem é oferecer às empresárias a oportunidade de estar em contato com compradores estrangeiros, além de conhecer mais sobre a tendência internacional de joias.

A deputada Aline Corrêa afirmou que desenvolve um projeto de alcance estadual, denominado “Economia Criativa” e envolve mulheres das áreas urbana e rural em uma série de qualificação profissional. “O resultado em Limeira tem sido muito expressivo, graças à competência dos diretores da Associação Limeirense de Joias, que tem realizado um trabalho digno de elogios”, enfatizou a deputada.

Além das empresárias, Marcelo Almeida, vencedor do Prêmio ALJ Designer 2010, e designer da Essência da Prata, também fará parte do grupo de limeirenses na Espanha. Ele, que disse nunca ter feito uma viagem tão longa, espera ter novas experiências. “Espero poder absorver o que o mercado pode oferecer, além de ver as tendências européias para a próxima estação”.

As empresárias retornarão de Madri no dia 9 de fevereiro. O próximo módulo do curso contará com aulas de comércio exterior, ministradas pelo economista Celso Leite e de inglês, com a professora Rita Colella-Marra, da WR Idiomas. A próxima viagem, realizada pelo projeto, acontecerá de 8 a 15 de abril, e terá como destino Miami, nos Estados Unidos e Guadalajara, no México, nas feiras Jis Show e Expojoia, respectivamente.


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Aline Corrêa tomará posse no dia 1º de fevereiro para novo mandato como Deputada Federal


A deputada federal Aline Corrêa (PP-SP) assumirá sua cadeira no próximo dia 1º de fevereiro em Brasília, juntamente com outros 512 deputados federais eleitos em outubro do ano passado. 

Aline foi reeleita nas últimas eleições ao registrar um crescimento de mais de 700% nas urnas, graças a um trabalho que nos últimos quatro anos beneficiou mais de 300 municípios paulistas, com a liberação de R$ 500 milhões em obras públicas.

A deputada do PP também se destacou na autoria de relevantes projetos de Lei, como o que define limites à publicidade infantil, o que assegura assistência à gestante e ao nascituro portadores de HIV e o que amplia o Bolsa-Família para atender vítimas de violência doméstica, dentre outros.

A posse dos parlamentares dará início à 54ª Legislatura, ou seja, o período de mandato dos deputados, cuja duração é de quatro anos (1º/02/2011 a 31/01/2015). Além dos deputados federais, tomarão posse os novos senadores eleitos, por cada estado.

No dia 31 de janeiro, os deputados eleitos e reeleitos participarão do 2º Encontro Parlamentar promovido pela Câmara dos Deputados com o intuito de recepcionar e orientar os parlamentares no exercício de seus mandatos.

A Deputada Federal Aline Corrêa se mostra bastante confiante em relação ao novo mandato e se diz pronta para manter o trabalho de defender o interior paulista. “Tenho compromisso de defender os interesses das nossas cidades, pois cuidar das cidades é cuidar das pessoas”, afirmou.
 


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Publicidade infantil: Portal "Direitos da Criança" destaca projeto de autoria de Aline Corrêa

Com reportagem intitulada “Deputada defende controle rígido de publicidade dirigida a crianças”, um dos mais importantes portais do país destaca projeto de Lei de autoria de Aline Corrêa. Confira a íntegra da reportagem de um tema que já é regulamentado nos principais países do mundo e começa a ganhar cada vez mais defensores no Brasil:
“A deputada federal Aline Corrêa (PP-SP), relatora na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) de quatro Projetos de Lei que discorrem sobre a regulamentação da publicidade dirigida a crianças, apresentou relatório defendendo que as propagandas para este público sejam veiculadas a partir das 18 horas, quando os pais e responsáveis já estão em casa e podem decidir se os filhos devem ou não ter acesso a esse tipo de conteúdo.

O substitutivo da deputada, que altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), dobra a pena prevista para os casos de publicidade enganosa ou abusiva quando ela for dirigida ao público infantil. Atualmente, o código prevê detenção de três meses a um ano e multa para o responsável por essas propagandas.

De acordo com Aline Corrêa, até os oito anos de idade muitas crianças não conseguem distinguir entre a publicidade e a programação televisiva. Estudos indicam que a criança brasileira assiste diariamente, em média, 4 horas e 50 minutos, sendo que nas classes C e D esse tempo sobre para 9 horas.

Todo este tempo diante da TV representa grande impacto na decisão de compra das famílias. Pesquisa do Instituto Alana, em parceria com o Instituto de Pesquisa Datafolha, revela que chocolate, bala, doce e bolacha representam os pedidos mais “corriqueiros” de 46% das crianças entre 3 e 7 anos de idade. Para a mesma faixa etária, os pedidos de bicicletas somam 34%. Não menos assustador, 19% das crianças pedem dinheiro aos pais.

A pesquisa destaca ainda que “apesar de haver aspectos mais relevantes, a propaganda é um item de preocupação para os pais, em virtude, principalmente, dos pedidos que os filhos costumam fazer, em decorrência da mesma. Há quase consenso de que as propagandas são influenciadoras e levam os filhos a uma atitude consumista”.

O estudo aponta, ainda, que entre os pais entrevistados, 73% sentem a necessidade de algumas restrições à prática de publicidade dirigida às crianças. Deste total, 24% acreditam que seus filhos podem ser influenciados ao consumismo. Outros 10% acham que as propagandas estimulam o consumo de alimentos pouco saudáveis. 7% se preocupam com o fato de que alguns produtos incentivam a violência.

CLIQUE AQUI para obter a íntegra da pesquisa.

Alguns Projetos de Lei que abordam o tema Publicidade Infantil

PL 4315/2008 - Aumenta a pena prevista em caso de divulgação de publicidade enganosa ou abusiva, incorrendo o infrator no dobro da pena quando a publicidade for dirigida a crianças.

PL 29/1999 - Dispõe sobre regulamentação de anúncios publicitários em horários de programação infanto-juvenil.

PL 4440/2008 - Estabelece como abusiva a publicidade que possa induzir a criança a desrespeitar os valores éticos e sociais da pessoa e da família.

PL 6693/2009 - Dispõe sobre a proibição de publicidade nos meios de comunicação de produtos voltados ao público infantil em horários compreendidos entre 6h e 20h”.