Um dos principais portais do interior paulista (http://www.itu.com.br) informa que representantes do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí estiveram em Brasília no dia 17 de março (quarta-feira), para viabilizar recursos para a implantação da barragem do Ribeirão Piraí. Os pedidos foram firmados através de duas reuniões: uma no Ministério da Integração Nacional e outra no Ministério das Cidades.
O Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí é formado pelos municípios de Indaiatuba, Salto, Itu e Cabreúva, cidades que abrigam a nascente. O projeto foi apresentado aos ministros Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) e Márcio Fortes (Cidades), que aprovaram a iniciativa dos municípios e asseguraram a viabilidade da barragem através de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
A Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental também foi acionada para orientar o Consórcio a promover ajustes técnicos no projeto de implantação da barragem. O próximo passo será a elaboração de um trabalho para a construção de uma adutora, que levará água tratada para cada uma das cidades do consórcio. A obra atenderá cerca de 600 mil pessoas e o custo inicial da construção será aproximadamente de R$ 30 milhões.
A cidade de Itu foi representada nas reuniões por Herculano Júnior, prefeito da cidade, e pelo vice Josimar Ribeiro. O encontrou contou ainda com a presença do prefeito Geraldo Garcia (Salto) e Reinaldo Nogueira (Indaiatuba); além da deputada federal, Aline Correa, e do vereador Fábio Marmo (Indaiatuba).
Sobre o Consórcio Intermunicipal
As dificuldades que Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva têm enfrentado para fornecer água em quantidade e qualidade adequada à população levou os quatro municípios a criarem o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí, fundado no dia 12 de junho de 2003.
O órgão tem o objetivo de planejar, adotar e executar planos, programas e projetos destinados a acelerar o desenvolvimento sócio-econômico e ambiental da região. Outra meta do Consórcio é promover programas ou medidas destinadas à recuperação do meio ambiente das quatro cidades consorciadas, com atenção especial ao Ribeirão Piraí.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada pela participação. O seu comentário estará visível nos próximos minutos.