quarta-feira, 19 de maio de 2010

Aline Corrêa e Márcio Fortes participam do Showbus 2010 e discutem projetos de mobilidade urbana para Copa de 2014


A deputada federal Aline Corrêa (PP-SP) acompanhou o ministro Márcio Fortes, da pasta das Cidades, ao Showbus 2010, realizado em Campinas, onde tiveram a oportunidade de ampliar as discussões com diretores da Mercedes-Benz sobre uma série de projetos de mobilidade urbana para a Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016) que serão sediadas no Brasil.

Aline Corrêa destacou a implantação e operação do sistema BRT - Bus Rapid Transit -, que visa oferecer ao público um transporte rápido para o evento esportivo. Este projeto deve ser implantado nas 12 cidades que sediarão os jogos do mundial e é direcionado para o transporte coletivo urbano de grande volume de passageiros.

“A empresa também mostrou algumas preocupações com o meio ambiente, como a pintura de seus chassis com tintas a base d’água, desenvolvimento de biodiesel e o programa ‘Produção mais Limpa’, que tem como foco a redução no consumo de recursos naturais e na geração de resíduos, a reutilização de matérias-primas e o aumento da reciclagem em todas as unidades da marca”, elogiou Aline Corrêa.

Sistema BRT
Com a proximidade da Copa do Mundo em 2014 no Brasil, o ministro Márcio Fortes aproveitou o espaço do evento ShowBus 2010 para ampliar a discussão sobre o sistema BRT, que deverá ter seu uso expandido durante o evento esportivo por conta de sua mais fácil implantação nos centros urbanos, assim como o custo mais baixo, que pode ser cerca de 10 vezes inferior ao do metrô. Márcio Fortes destacou a presença de Jaime Lerner, urbanista que idealizou e apresentou o sistema para todo o Brasil no período em que foi prefeito de Campinas.

O conceito do sistema é levar ao transporte sobre rodas características dos trens, principalmente do metrô, como maior rapidez e mobilidade. “A maioria das 12 cidades que receberão os jogos da Copa já optou pelo sistema BRT. Elas se apoiam em vantagens como custos de implantação até dez vezes menores e um prazo até 2/3 menor em comparação com outros modais, como trem e metrô, para transportar a mesma quantidade de passageiros”, destacou Márcio Fortes, lembrando que somente São Paulo não apresentou projeto para a utilização do BRT.

O CEO da Mercedes-Benz do Brasil, Jürgen Ziegler, salientou que a companhia está preparada para atender a demanda gerada com os eventos e destacou o investimento da montadora de R$ 1,2 bilhão até o fim de 2011. Com o aporte, a planta em São Bernardo terá acréscimo de 15% na produção, para 75 mil unidades anuais. A montadora conta com recursos do BNDES.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela participação. O seu comentário estará visível nos próximos minutos.