16/06/2011 - Senhor Presidente, senhoras e senhores parlamentares, os meus cumprimentos.
Orgulho-me de viver e trabalhar em um país de dimensões continentais, com realidades heterogêneas, porém pautado em um espírito de unidade.
Tenho certeza absoluta, nobres pares, de que a chave para o desenvolvimento desta imensa nação de múltiplos contrastes habita dentro de cada cidade brasileira.
Valorizo a importância de cada um dos 5.565 municípios brasileiros e sempre defenderei o estabelecimento de uma consciência municipalista.
Portanto, minha reflexão hoje tem o propósito de fazer uma justa e merecida homenagem a uma das cidades mais importantes de meu Estado de atuação: a cidade de Salto, no interior de São Paulo.
A homenagem se faz oportuna, nobres deputados, uma vez que Salto faz aniversário este mês, precisamente nesta quinta-feira, dia 16 de junho.
São 313 anos de história! Uma belíssima história iniciada no século 16, logo no início do processo de penetração e exploração do Território paulista.
Salto é uma cidade que merece um olhar atencioso por conta da combinação de fatores poderosos que tornam o município uma referência regional. E as peculiaridades começam justamente pelo nome da cidade. Salto é um termo ligado à maior das cachoeiras do rio Tietê.
Salto deve praticamente todo o seu potencial às riquezas existentes às margens do grande rio paulista, que desde o início foi o indicador natural de caminhos para exploradores, missionários e autoridades do Brasil Colônia.
A história recente de Salto é tão rica quanto o seu passado. A partir de 1999, a cidade foi alçada à condição de Estância Turística.
É à margem do Tietê que se encontra o mais moderno e completo museu sobre este rio, o Memorial do Rio Tietê, dentro do amplo Complexo Turístico da Cachoeira.
Também em seu leito, já no Complexo de Lavras, reside o maior monumento à Maria do mundo. Uma homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Monte Serrat, com 30 metros de altura.
Seguindo o curso do rio é possível ainda conhecer a Rocha Moutonnée, granito róseo que guarda marcas da Era Glacial, com idade estimada de cerca 500 milhões de anos. Estes e muitos outros atrativos competem pela atenção de quem visita Salto. Recantos que remetem à história, à cultura e à natureza.
Desde o meu primeiro mandato, caminho ao lado desta cidade, com uma série de homenagens prestadas a esta vibrante comunidade paulista, incluindo uma sessão solene que realizamos neste Plenário em favor de um dos mais importantes nomes da cultura nacional, o cineasta Anselmo Duarte, filho ilustre de Salto.
Também tenho a honra de dizer que são muitas as conquistas materializadas em importantes obras, como uma ciclovia-modelo para o país, a modernização da principal rua comercial de Salto, ligações viárias, investimentos na área da Saúde e Educação e tantas outras ações em favor deste município que hoje tem à frente um gestor responsável e que também atua para despertar o Estado brasileiro para a importância dos municípios. Estou me referindo ao prefeito Geraldo Garcia, um grande amigo e um exemplar administrador.
Em nome do prefeito Geraldo e do secretário de Governo, Gilmar Mazetto, saúdo toda a população saltense que se sente orgulhosa pelos seus 313 anos de história. Para mim, comemorar o aniversário de Salto é também comemorar a história de trabalho realizado em parceria com a população, as importantes conquistas alcançadas, o progresso da região e, sem dúvida, as grandes amizades que fiz nesta cidade.
Tenho orgulho de, enquanto deputada federal, representar Salto. Por isso, como presente, reafirmo meu compromisso de manter uma forte atuação em Brasília para garantir, cada vez mais, o melhor para as cidades paulistas. Pois cuidar das cidades é cuidar das pessoas.
Era o que tinha a dizer.
Deputada Federal Aline Corrêa (PP-SP)
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada pela participação. O seu comentário estará visível nos próximos minutos.