terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Em pronunciamento na Câmara, deputada Aline Corrêa elenca demandas da Conferência Nacional de Mulheres


Em pronunciamento na tribuna da Câmara, a deputada federal Aline Corrêa (PP-SP) destacou a importância da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, aberta nesta segunda-feira em Brasília. A parlamentar progressista participa da atividade com a proposta de "reforçar o compromisso de apoiar o governo federal a aprofundar as políticas de igualdade de gênero em nosso País. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Parlamentares, os meus cumprimentos".

Segundo Aline Corrêa, demandas originadas das conferências estaduais que, por sua vez, ouviram os resultados das ações em nível municipal, foram consolidadas em relatórios apresentados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres. "Estes documentos dividem as demandas em quatro eixos de trabalho, definidos no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres: autonomias econômica, pessoal, cultural e política", explicou a deputada.

"Uma das principais propostas, vinda de praticamente todas as conferências estaduais, é a da construção de mais creches nos municípios brasileiros ou a ampliação das existentes. A ampliação de creches está diretamente ligada à autonomia econômica das mulheres", avaliou Aline Corrêa.


Demandas

Confira os demais trechos do discurso, que elenca as demandas apresentadas junto à Conferência Nacional de Mulheres:

"Outra preocupação, expressada nas conferências estaduais, é a grande quantidade de trabalhadoras em situação informal no Brasil, principalmente em relação ao trabalho doméstico, primordial ocupação feminina no país. Em 2009, segundo dados Retrato das Desigualdades, 17,1% das mulheres brasileiras dedicavam-se ao trabalho doméstico e apenas 26,4% delas tinham carteira assinada".

"As mulheres também querem garantir igualdade na preparação da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Por isso, demandam o enfrentamento ao turismo da exploração sexual nos eventos e também reivindicam investimentos em qualificação e intermediação de mão de obra feminina para as obras de infraestrutura".

"Apesar dos avanços conquistados nos últimos anos no enfrentamento à violência, as mulheres ainda pedem a ampliação da rede de atendimento às vítimas e a garantia da aplicação da Lei Maria da Penha".

"No eixo 'autonomia cultural', o que pedimos junto ao governo federal é a erradicação do analfabetismo feminino, principalmente entre as mulheres com mais de 60 anos, que apresentam taxas maiores de analfabetismo se comparadas à população masculina. De acordo com dados da PNAD/IBGE de 2009, a taxa de analfabetismo para mulheres de 60 anos ou mais era de 29,4. A dos homens, no mesmo ano, era de 25,9".

"Uma reforma política e eleitoral que garanta a participação efetiva das mulheres na política também foi assunto abordado nos encontros locais. As propostas discreparam entre cotas eleitorais, listas fechadas, financiamento público de campanhas e utilização do fundo partidário para capacitação política das mulheres".

"Enfim, todas essas propostas que chegam à Conferência Nacional têm o poder de transformar o século 21 no século do empoderamento da mulher. A mulher que gera vida... que gera esperança... e que gera amor. E que só pede, em troca, respeito. Era o que tinha a destacar. Obrigada a todos".


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Galeria de fotos do Seminário "Soluções para a Universalização do Sistema de Saneamento Básico"



A deputada federal Aline Corrêa (PP-SP), vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Infraestrutura Nacional, promoveu no dia 2 de dezembro de 2911, das 8h30 às 18h00, na sala Palma de Ouro, em Salto, o Seminário “Soluções para a Universalização do Saneamento Básico”. O evento contou com total apoio da Prefeitura de Salto.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Deputada federal Aline Corrêa é destaque na pesquisa que revela o “mapa do poder digital” no Brasil‏



Estudo da consultoria Medialogue analisou informações de 513 deputados de 81 senadores e reuniu mais de 70 mil dados para montar o primeiro mapa do poder digital no Brasil. A conclusão é que a deputada federal Aline Corrêa é uma das mais presentes nas redes sociais e uma das que mais interagem com os eleitores.

O estudo levantou mais de 70 mil informações relacionadas ao perfil digital de todos os 513 deputados federais e de 81 senadores e pode ser obtido gratuitamente no site da Medialogue.

As primeiras conclusões foram reunidas em um relatório de 212 páginas com mais de 200 rankings e 60 gráficos que revelam como os parlamentares utilizam sites, blogs, Facebook, Twitter e vários outros recursos digitais.

Coordenado pelo jornalista Alexandre Secco, o estudo fez uma análise detalhada de como deputados e senadores interagem com os eleitores pela rede digital. O trabalho de Aline Corrêa, citada como a parlamentar sempre pronta para responder perguntas dos eleitores, está entre os 16 exemplos de uso bem sucedido dos recursos digitais.


Maiores comunicadores

A pesquisa Político 2.0 analisou como os 513 deputados federais usam os recursos digitais e os colocou em rankings, tabelas e no índice de influência seguindo uma rigorosa metodologia. Apenas16 deputados federais foram escolhidos como destaques no uso das mídias digitais. São parlamentares distribuídos em 12 partidos e que representam sete estados brasileiros. 

“A maior parte dos parlamentares usa apenas os recursos mais populares da internet e das redes sociais, em especial o Twitter, o Facebook, o Orkut, Youtube, blogs e sites. A deputada Aline Corrêa (PP-SP) está entre os poucos que exploram as possibilidades menos conhecidas de comunicação e interatividade oferecidas no mundo digital”, informa a consultoria Medialogue.

“Além de estar nos canais mais comuns ela tenta usar o formspring (www.formspring.me/depAlineCorrea), uma ferramenta que permite aos eleitores enviarem perguntas diretamente para a deputada. Na data da pesquisa seu formulário no Formspring estava disponível sem qualquer tipo de bloqueio. A parlamentar também utiliza o recurso de mapa digital (http://alinecorrea.com.br) para marcar sua atuação no Estado de São Paulo”, acrescenta o estudo.    

Para justificar a razão que levou a deputada progressista à condição de destaque da pesquisa, a Medialogue afirma: “a deputada Aline Corrêa procura explorar as possibilidades fora do alcance comum dos blogs e canais sociais tradicionais. A deputada merece destaque, pois sua iniciativa ajuda a lembrar que há recursos e possibilidades inesgotáveis na internet para quem deseja se aproximar de seus eleitores”, conclui a consultoria. 

(Com informações do site http://www.medialogue.com.br/)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ministro Mário Negromonte abre Seminário "Soluções para a Universalização do Sistema de Saneamento Básico" em Salto


Prefeitos da Região Metropolitana de Campinas e das cidades que o compõem o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e o Consócio do Alto Tietê confirmaram presença no Seminário “Soluções para a Universalização do Sistema de Saneamento Básico”, que será realizado nesta sexta-feira, das 8h30 às 18 horas, na cidade de Salto.

O encontro é organizado pela deputada federal Aline Corrêa (PP-SP), vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Infraestrutura Nacional. Também está confirmada a participação do ministro das Cidades, Mário Negromonte, que fará a abertura do seminário com a proposta de abordar os principais temas da atualidade no setor, além de fomentar discussões e promover debates que tragam soluções para as cidades paulistas.

Outra presença importante é a do engenheiro Leodegar Tiscoski, Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das cidades, que destacará a importância do saneamento ambiental no desenvolvimento das nações.

“O saneamento básico é uma lacuna à espera de soluções. E soluções rápidas e eficientes, pois o governo federal deixará de disponibilizar recursos da União para as cidades que não tiverem Plano Municipal de Saneamento Básico a partir de 2014”, afirma a deputada Aline Corrêa, citando as exigências da Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece os parâmetros do Saneamento Básico no Brasil e que foi sancionada pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em 5 janeiro de 2007.

“A proposta de universalização deste serviço, em especial da coleta e tratamento de esgoto, exige medidas urgentes para que possamos alterar o panorama da saúde pública no país. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para cada 1 real investido em saneamento básico, é possível economizar 4 reais em tratamentos de saúde”, completa a deputada.


Saiba mais

A Lei Federal nº 11.445/2007 determina que os serviços públicos relacionados ao saneamento básico devam ser prestados de acordo com princípios fundamentais. Além da universalização já mencionada, destaco três princípios:

1) Os serviços de esgoto encanado, movimentação de resíduos sólidos, limpeza urbana e abastecimento de água, devem ser realizados de maneira que preservem o ambiente e a saúde dos cidadãos;

2) Esses serviços devem ser executados com segurança, regularidade e qualidade;

3) Devem ser utilizadas as melhores tecnologias possíveis, de acordo com o que a população possa pagar. E essas tecnologias devem ser renovadas assim que possível.

Mais informações e inscrições pelo site www.seminariosaneamento.com.br