quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ministro Mário Negromonte abre Seminário "Soluções para a Universalização do Sistema de Saneamento Básico" em Salto



Prefeitos da Região Metropolitana de Campinas e das cidades que o compõem o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e o Consócio do Alto Tietê confirmaram presença no Seminário “Soluções para a Universalização do Sistema de Saneamento Básico”, que será realizado nesta sexta-feira, das 8h30 às 18 horas, na cidade de Salto.

O encontro é organizado pela deputada federal Aline Corrêa (PP-SP), vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Infraestrutura Nacional. Também está confirmada a participação do ministro das Cidades, Mário Negromonte, que fará a abertura do seminário com a proposta de abordar os principais temas da atualidade no setor, além de fomentar discussões e promover debates que tragam soluções para as cidades paulistas.

Outra presença importante é a do engenheiro Leodegar Tiscoski, Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das cidades, que destacará a importância do saneamento ambiental no desenvolvimento das nações.

“O saneamento básico é uma lacuna à espera de soluções. E soluções rápidas e eficientes, pois o governo federal deixará de disponibilizar recursos da União para as cidades que não tiverem Plano Municipal de Saneamento Básico a partir de 2014”, afirma a deputada Aline Corrêa, citando as exigências da Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece os parâmetros do Saneamento Básico no Brasil e que foi sancionada pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em 5 janeiro de 2007.

“A proposta de universalização deste serviço, em especial da coleta e tratamento de esgoto, exige medidas urgentes para que possamos alterar o panorama da saúde pública no país. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para cada 1 real investido em saneamento básico, é possível economizar 4 reais em tratamentos de saúde”, completa a deputada.


Saiba mais

A Lei Federal nº 11.445/2007 determina que os serviços públicos relacionados ao saneamento básico devam ser prestados de acordo com princípios fundamentais. Além da universalização já mencionada, destaco três princípios:

1) Os serviços de esgoto encanado, movimentação de resíduos sólidos, limpeza urbana e abastecimento de água, devem ser realizados de maneira que preservem o ambiente e a saúde dos cidadãos;

2) Esses serviços devem ser executados com segurança, regularidade e qualidade;

3) Devem ser utilizadas as melhores tecnologias possíveis, de acordo com o que a população possa pagar. E essas tecnologias devem ser renovadas assim que possível.

Mais informações e inscrições pelo site www.seminariosaneamento.com.br



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela participação. O seu comentário estará visível nos próximos minutos.