terça-feira, 17 de abril de 2012

Jornal de Americana destaca “proposta inteligente” da deputada Aline Corrêa para prevenir as drogas


 Em sua reportagem de capa, o jornal “AmericanKiTem” afirma que “a deputada federal Aline Corrêa (PP-SP) trouxe para Americana o Projeto Encontrarte, que através de manifestações artísticas e culturais nos alerta para o mais grave problema da família brasileira na atualidade: as drogas!”

 Segundo o texto da reportagem, “em linguagem simples e inteligente, com elementos cômicos e enriquecida pela estrutura do teatro, com varias apresentações de impacto social e educacional, uma das peças teatrais denomina-se ‘Batata Quente’”.

 Baseado no jogo infantil homônimo, a “Batata Quente” é um jovem já bastante envolvido com as drogas e o álcool, e, portanto, um grande problema social. Em outras palavras, uma “batata quente” que ninguém quer ter nas mãos.

 Este jovem perde a liberdade de escolha e é passado de mão em mão: família, amigos, escola, governo, sistema de saúde, autoridade policial, etc. Até terminar só, diante de si mesmo, e dos únicos caminhos que lhe restam: “cadeia, clínica ou caixão”.

 Este espetáculo, talvez cômico ou dramático demais, no entanto descortina a plateia para a pura realidade em que vivemos. Assim, a deputada federal Aline Corrêa vem mostrar com o Projeto Encontrarte que “PREVENIR É PRECISO!”

 Integrante da CEDROGA e da CEÁLCOOL, comissões especiais formadas na Câmara Federal para avaliar o avanço de drogas lícitas e ilícitas no País, a deputada percorreu vários estados brasileiros, visitou a cracolândia e teve contato com centenas de usuários. “O Brasil precisa agir com celeridade para reverter um jogo que, neste momento, está perdido”, alerta a parlamentar federal.

 Nos cinco eixos em que o governo começa a trabalhar, a partir de relatórios produzidos em todos os Estados brasileiro (o relatório de São Paulo foi elaborado pela deputada Aline Corrêa), a parlamentar progressista afirma que o melhor caminho a seguir é o da prevenção. “É o melhor e o mais econômico”, acrescenta. “Segundo a Secretaria Nacional de Políticas sobre drogas – SENAD, a cada real gasto com prevenção, dez são gastos no tratamento de usuários”, ilustra Aline Corrêa.

Estruturas
 A questão preventiva do projeto Encontrarte, que envolveu cerca de 2 mil estudantes e 200 educadores da cidade de Americana, avança e se reorganiza por meio das seguintes estruturas:

1) A questão da “ESCOLHA”, reflexão enriquecedora do conhecimento sobre capacidades e liberdade de dizer SIM ou NÃO, proposta no eixo Jovem, Familiar e Comunidade, por meio de ações artísticas – culturais e de educação não formal.

2) A questão da “TERRITORIALIDADE”, sendo que tal conceituação ocorre tanto nos aspectos de delimitação político – administrativa quanto nos aspectos de identidade cultural, que extrapolam os limites das demarcações.

3) A questão da “REDE SOCIAL”, mútua visibilidade aos agentes e às ações que ocorrem em redes sociais e operativas, com finalidades de proteção e correlação nos âmbitos locais.  A vivência institucional revela-nos que o desafio das redes atuais é de se perceberem diferentes, porém, complementares, sendo imprescindíveis suas articulações proativas, tanto no reconhecimento quanto no apoio mútuo em prol dos objetivos comuns de compromisso com a vida, com a qualidade desta vida e com a nossa humanidade.

 ”Estes são os valores que o Projeto Encontrarte prega”, completou Aline Corrêa, durante entrevista concedida ao Americana KiTem no Anfiteatro do Dom Bosco, que, assim como as escolas da cidade, foi palco das apresentações artísticas. 

Na foto, a reportagem de capa traz uma frase da deputada federal Aline Corrêa sobre a importância de atuar no eixo da prevenção às drogas.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela participação. O seu comentário estará visível nos próximos minutos.