sábado, 23 de junho de 2012

Rio+20: Alckmin apresenta projeto do Parque Estadual das Nascentes à deputada Aline Corrêa


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), apresentou nesta semana à deputada federal Aline Corrêa (PP-SP), durante a Rio+20, o decreto para a criação do Parque Estadual das Nascentes do Paranapanema (PENAP). A área do parque, de 22 mil hectares de Mata Atlântica preservada, fica localizada no município de Capão Bonito, na região de Itapetininga.

Geraldo Alckmin e Aline Corrêa participaram da cerimônia de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro. No encontro, o governador informou à deputada que o novo parque ecológico possui 1.002 nascentes, com água cristalina, que dão origem ao Rio Paranapanema.

Segundo a parlamentar, que cumprimentou o governador paulista pelo decreto assinado, a proposta “representa uma grande conquista para o meio ambiente, pois visa proteger as nascentes que compõem as cabeceiras de um dos principais rios do Estado em termos de abastecimento de água e geração de energia”.

Preservação

O governador explicou que a criação do Parque Estadual das Nascentes visa, também, além de preservar a vegetação nativa, aumentar a proteção de espécies extremamente ameaçadas e endêmicas. “O maciço florestal desse parque abriga a maior quantidade de onças pintadas do Sudeste”, destacou Alckmin.

“Uma outra finalidade é de desenvolver o turismo ecológico e cultural na região, valorizando as comunidades locais e gerando alternativas sustentáveis de emprego e renda. Com a implantação do Parque, aumenta significativamente o repasse de recursos de ICMS Ecológico para os municípios envolvidos, contribuindo assim para o desenvolvimento sócio-econômico”, acrescentou Alckmin.

Alckmin apresenta projeto do PENAP, no município de Capão Bonito, com 22 mil hectares de matas nativas

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela participação. O seu comentário estará visível nos próximos minutos.