quarta-feira, 12 de maio de 2010

Presidente da Associação Nacional de Acupuntura diz que projeto de Aline Corrêa é “exemplo para o mundo”


Uma ciência milenar registrou um momento histórico no Brasil na manhã de quarta-feira, 12 de maio, quando a Comissão de Seguridade Social e de Família da Câmara dos Deputados aprovou relatório da deputada Aline Corrêa (PP-SP) que regulamenta o exercício profissional da Acupuntura. “Essa comissão, por ser eminentemente médica, era o maior obstáculo para os anseios de 40 mil praticantes de Acupuntura”, reconhece o dr. Wu Tou Kwang (foto),  presidente da Associação Nacional de Acupuntura.

O relatório de Aline Corrêa, apresentado como substitutivo ao projeto de Lei 1.549/2003, é considerado histórico por regulamentar a Acupuntura como atividade multiprofissional.  “A acupuntura não será mais uma atividade exclusiva dos médicos. Os demais profissionais de saúde também poderão exercer profissionalmente esta atividade”, comemora Wu Tou Kwang, que é médico cirurgião vascular, formado no Brasil (1º aluno da Faculdade de Medicina da USP no vestibular de 1970), mas que contesta, desde 1983, as tentativas de restringir a atividade a uma única categoria.

Com a aprovação, por unanimidade, do substitutivo de Aline Corrêa, são considerados habilitados para o exercício profissional da acupuntura:
I – profissionais de saúde de nível superior, portadores de certificados de conclusão de curso de especialização em acupuntura ou em acupuntura, reconhecidos pelos respectivos Conselhos Federais;
II – portadores de certificado de conclusão de curso técnico em acupuntura, expedido por instituições de ensino oficialmente reconhecidas, que exerçam a atividade até a data de publicação desta Lei;
III – profissionais que, venham exercendo a acupuntura por um período mínimo de cinco anos, até a data de publicação da nova legislação.

Audiências públicas
Wu Tou Kwang reconhece também a coragem da deputada federal do PP em analisar e relatar o “difícil e polêmico” PL 1.549/2003. Para alcançar a regulamentação do exercício profissional, ao longo dos últimos três anos, Aline Corrêa promoveu uma série de audiências públicas, ouvindo médicos, acupunturistas, Ministério da Saúde e sociedade civil. O texto final de seu relatório foi aplaudido e elogiado por toda a Comissão de Seguridade Social e de Família. Dentre os avanços, o texto de Aline Corrêa permite que os Conselhos Federais de cada profissão de saúde reconhecerão os cursos de especialização em Acupuntura.

“Posso garantir que, ao virar lei, a iniciativa de Aline Corrêa será um exemplo para o mundo todo”, enaltece o dr. Wu Tou Kwang. A Organização Mundial de Saúde publicou em 2001 um amplo levantamento sobre a situação das medicinas alternativas no mundo, e verificou que somente em dois países a Acupuntura era restrita a médicos: Arábia Saudita e Áustria. Em mais de 50 países, porém, todo indivíduo com a devida formação em acupuntura pode praticá-la. Assim, não apenas os médicos, mas também, os enfermeiros, os psicólogos, os quiropráticos, os terapeutas e outros profissionais, aplicam esta técnica, além, evidentemente, dos Acupunturistas graduados em uma faculdade própria de acupuntura.

8 comentários:

Unknown disse...

Parabéns deputada Aline,
O povo brasileiro só tem a ganhar, a acupuntura multidisciplinar é sem dúvida o melhor caminho.

Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas Acupunturistas disse...

A SOBRAFISA, Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas Acupuntursitas, parabeniza e agradece a Deputada Aline Correa PP/SP, pela coragem e forma como relatou o Projeto que regulamenta a Acupuntura no Brasil, esperamos que o mesmo bom senso que pairou nas votação na Comissão de Seguridade Social, possa também ocorrer no votação do Projeto de Lei no Plenário da Câmara dos Deputados.


Dr. Jean Luís de Souza
Presidente do Conselho Gestor da Sobrafisa
Fisioterapeuta/Esepcialsita em Acupuntura

Anônimo disse...

Finalmente alguém de discernimento olhou pela Área da Saúde e reconheceu os demais profissionais!

Anônimo disse...

A Dep. Aline,meus parabéns pela coragem de defender nossa classe.Por que que estes marmanjos ai não espelham nesta linda e nova deputada,com todo respeito,merece meu voto na proxima.
Ademar Luiz - Terapeuta Holistico - Virgolandia

Anônimo disse...

Tenho acompanhado o trabalho desta Deputada e realmente faz a excessão na nossa política brasileira. Parabéns por esse trabalho na CSS, sendo um assunto de relevância uma vez que regula esta atividade tão importante e bem utilizada como forma de tratamento de tantos males.

Unknown disse...

FICO EXTREMAMENTE FELIZ COM A ATITUDE DA DEPUTADA ALINE QUE ATITUDE E ACHO NADA MAIS QUE JUSTO, VISTO QUE ESTUDAMOS NOS FORMAMOS E TEMOS O DIREITO DE EXERCER A PROFISSÃO FORA DA CLANDESTINIDADE. MUITISSIMO OBRIGADA POR NOS DARMOS ESTA ALEGRIA. JUSTA; MARIA DA GLÓRIA.

Liliane disse...

Parabéns querida! Sou da área da saúde e fico muito feliz em saber que ainda existem políticos que não se vendem e não se dão por vencidos. Continue defendendo nossa classe com garra. Meu voto é seu!

alinedepaulasouza6 disse...

Parabéns minha chara, sou enfermeira especialista em acupuntura, fico feliz por sua atitude, que so vem a contribuir para nós profissionais da area de saúde. Um grande beijo........Aline P Souza. Planura MG

Postar um comentário

Obrigada pela participação. O seu comentário estará visível nos próximos minutos.