quarta-feira, 7 de março de 2012

Fórum “Campinas+21” quer discutir projetos que tenham vínculo com a preservação da natureza das cidades da RMC


   As políticas para o desenvolvimento sustentável da região metropolitana Campinas vão ser debatidas em um grande evento que conta com participação da Deputada Federal Aline Corrêa. Denominado “Fórum Campinas +21”, o encontro vai reunir entidades acadêmicas, políticas e da sociedade civil organizada.

   “O crescimento da região, com a chegada de novas empresas e a expansão de Viracopos, vai trazer um enorme impacto para o meio-ambiente. E o fórum pretende discutir as medidas para que a implantação dos projetos tenha vínculo com a preservação da natureza”, explica a parlamentar progressista.

   O diretor do núcleo de sustentabilidade das Nações unidas no Brasil, Fernando Garneiro, também responsável pela organização do Fórum, disse que o evento vai elaborar linhas de atuação em várias áreas junto ao poder público.

   “Juntamente com o governo seja federal, estadual, municipal debatemos ideias para que possamos encontrar um conceito de sustentabilidade e de uma vida melhor também nas questões de educação, saúde, transporte, urbanismo e todos esses novos conceitos que falamos. A ideia aqui é debater cada vez mais para criar inovações para o bem-estar futuro da região metropolitana de Campinas”, acrescentou.

   O Fórum Campinas +21 é realizado pelo Instituto Sustentar, Fórum das Américas e Anhanguera Educacional.
Um dos objetivos do evento é transformar em pauta política a questão da sustentabilidade.

Espaço Permanente

   Na manhã da última sexta-feira, Campinas sediou uma mesa-redonda com empresários e gestores públicos da região para a apresentação do Fórum Campinas +21. “Esta inciativa tem a missão de criar um espaço permanente de discussão e criação de metas de desenvolvimento, que possam ser implementadas de forma integrada em todas a cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC)”, explica a deputada Aline Corrêa.

   O evento que marca o lançamento oficial do fórum será nos dias 26 e 27 de março, e irá reunir grandes administradores e personalidades do cenário político nacional, como o vice-presidente da República, Michel Temer e o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no Royal Palm Plaza Resort de Campinas.

   A tríade sustentabilidade política, mobilidade social e cidades verdes dará o tom dos dois dias de debates e seminários e uma carta compromisso será elaborada com o primeiro plano de metas do evento. A intenção é apresentar o documento no Rio +20, conferência da Organizações das Nações Unidas (ONU) sobre desenvolvimento sustentável, que acontece no Rio de Janeiro entre 13 e 22 de junho.

   O presidente do Instituto Fórum das Américas e das Associação das Nações Unidas Brasil (Anubra), Mário Garnero, afirmou que o fórum terá uma sequência de ações coordenadas com o intuito de projetar Campinas e as cidades vizinhas para o resto do mundo.

Na foto: Deputada Aline Corrêa defende espaço permanente de discussão e criação de metas de desenvolvimento que vão além da RMC

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela participação. O seu comentário estará visível nos próximos minutos.