terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Em pronunciamento na Câmara, deputada Aline Corrêa elenca demandas da Conferência Nacional de Mulheres


Em pronunciamento na tribuna da Câmara, a deputada federal Aline Corrêa (PP-SP) destacou a importância da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, aberta nesta segunda-feira em Brasília. A parlamentar progressista participa da atividade com a proposta de "reforçar o compromisso de apoiar o governo federal a aprofundar as políticas de igualdade de gênero em nosso País. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Parlamentares, os meus cumprimentos".

Segundo Aline Corrêa, demandas originadas das conferências estaduais que, por sua vez, ouviram os resultados das ações em nível municipal, foram consolidadas em relatórios apresentados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres. "Estes documentos dividem as demandas em quatro eixos de trabalho, definidos no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres: autonomias econômica, pessoal, cultural e política", explicou a deputada.

"Uma das principais propostas, vinda de praticamente todas as conferências estaduais, é a da construção de mais creches nos municípios brasileiros ou a ampliação das existentes. A ampliação de creches está diretamente ligada à autonomia econômica das mulheres", avaliou Aline Corrêa.


Demandas

Confira os demais trechos do discurso, que elenca as demandas apresentadas junto à Conferência Nacional de Mulheres:

"Outra preocupação, expressada nas conferências estaduais, é a grande quantidade de trabalhadoras em situação informal no Brasil, principalmente em relação ao trabalho doméstico, primordial ocupação feminina no país. Em 2009, segundo dados Retrato das Desigualdades, 17,1% das mulheres brasileiras dedicavam-se ao trabalho doméstico e apenas 26,4% delas tinham carteira assinada".

"As mulheres também querem garantir igualdade na preparação da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Por isso, demandam o enfrentamento ao turismo da exploração sexual nos eventos e também reivindicam investimentos em qualificação e intermediação de mão de obra feminina para as obras de infraestrutura".

"Apesar dos avanços conquistados nos últimos anos no enfrentamento à violência, as mulheres ainda pedem a ampliação da rede de atendimento às vítimas e a garantia da aplicação da Lei Maria da Penha".

"No eixo 'autonomia cultural', o que pedimos junto ao governo federal é a erradicação do analfabetismo feminino, principalmente entre as mulheres com mais de 60 anos, que apresentam taxas maiores de analfabetismo se comparadas à população masculina. De acordo com dados da PNAD/IBGE de 2009, a taxa de analfabetismo para mulheres de 60 anos ou mais era de 29,4. A dos homens, no mesmo ano, era de 25,9".

"Uma reforma política e eleitoral que garanta a participação efetiva das mulheres na política também foi assunto abordado nos encontros locais. As propostas discreparam entre cotas eleitorais, listas fechadas, financiamento público de campanhas e utilização do fundo partidário para capacitação política das mulheres".

"Enfim, todas essas propostas que chegam à Conferência Nacional têm o poder de transformar o século 21 no século do empoderamento da mulher. A mulher que gera vida... que gera esperança... e que gera amor. E que só pede, em troca, respeito. Era o que tinha a destacar. Obrigada a todos".


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Galeria de fotos do Seminário "Soluções para a Universalização do Sistema de Saneamento Básico"



A deputada federal Aline Corrêa (PP-SP), vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Infraestrutura Nacional, promoveu no dia 2 de dezembro de 2911, das 8h30 às 18h00, na sala Palma de Ouro, em Salto, o Seminário “Soluções para a Universalização do Saneamento Básico”. O evento contou com total apoio da Prefeitura de Salto.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Deputada federal Aline Corrêa é destaque na pesquisa que revela o “mapa do poder digital” no Brasil‏



Estudo da consultoria Medialogue analisou informações de 513 deputados de 81 senadores e reuniu mais de 70 mil dados para montar o primeiro mapa do poder digital no Brasil. A conclusão é que a deputada federal Aline Corrêa é uma das mais presentes nas redes sociais e uma das que mais interagem com os eleitores.

O estudo levantou mais de 70 mil informações relacionadas ao perfil digital de todos os 513 deputados federais e de 81 senadores e pode ser obtido gratuitamente no site da Medialogue.

As primeiras conclusões foram reunidas em um relatório de 212 páginas com mais de 200 rankings e 60 gráficos que revelam como os parlamentares utilizam sites, blogs, Facebook, Twitter e vários outros recursos digitais.

Coordenado pelo jornalista Alexandre Secco, o estudo fez uma análise detalhada de como deputados e senadores interagem com os eleitores pela rede digital. O trabalho de Aline Corrêa, citada como a parlamentar sempre pronta para responder perguntas dos eleitores, está entre os 16 exemplos de uso bem sucedido dos recursos digitais.


Maiores comunicadores

A pesquisa Político 2.0 analisou como os 513 deputados federais usam os recursos digitais e os colocou em rankings, tabelas e no índice de influência seguindo uma rigorosa metodologia. Apenas16 deputados federais foram escolhidos como destaques no uso das mídias digitais. São parlamentares distribuídos em 12 partidos e que representam sete estados brasileiros. 

“A maior parte dos parlamentares usa apenas os recursos mais populares da internet e das redes sociais, em especial o Twitter, o Facebook, o Orkut, Youtube, blogs e sites. A deputada Aline Corrêa (PP-SP) está entre os poucos que exploram as possibilidades menos conhecidas de comunicação e interatividade oferecidas no mundo digital”, informa a consultoria Medialogue.

“Além de estar nos canais mais comuns ela tenta usar o formspring (www.formspring.me/depAlineCorrea), uma ferramenta que permite aos eleitores enviarem perguntas diretamente para a deputada. Na data da pesquisa seu formulário no Formspring estava disponível sem qualquer tipo de bloqueio. A parlamentar também utiliza o recurso de mapa digital (http://alinecorrea.com.br) para marcar sua atuação no Estado de São Paulo”, acrescenta o estudo.    

Para justificar a razão que levou a deputada progressista à condição de destaque da pesquisa, a Medialogue afirma: “a deputada Aline Corrêa procura explorar as possibilidades fora do alcance comum dos blogs e canais sociais tradicionais. A deputada merece destaque, pois sua iniciativa ajuda a lembrar que há recursos e possibilidades inesgotáveis na internet para quem deseja se aproximar de seus eleitores”, conclui a consultoria. 

(Com informações do site http://www.medialogue.com.br/)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ministro Mário Negromonte abre Seminário "Soluções para a Universalização do Sistema de Saneamento Básico" em Salto


Prefeitos da Região Metropolitana de Campinas e das cidades que o compõem o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e o Consócio do Alto Tietê confirmaram presença no Seminário “Soluções para a Universalização do Sistema de Saneamento Básico”, que será realizado nesta sexta-feira, das 8h30 às 18 horas, na cidade de Salto.

O encontro é organizado pela deputada federal Aline Corrêa (PP-SP), vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Infraestrutura Nacional. Também está confirmada a participação do ministro das Cidades, Mário Negromonte, que fará a abertura do seminário com a proposta de abordar os principais temas da atualidade no setor, além de fomentar discussões e promover debates que tragam soluções para as cidades paulistas.

Outra presença importante é a do engenheiro Leodegar Tiscoski, Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das cidades, que destacará a importância do saneamento ambiental no desenvolvimento das nações.

“O saneamento básico é uma lacuna à espera de soluções. E soluções rápidas e eficientes, pois o governo federal deixará de disponibilizar recursos da União para as cidades que não tiverem Plano Municipal de Saneamento Básico a partir de 2014”, afirma a deputada Aline Corrêa, citando as exigências da Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece os parâmetros do Saneamento Básico no Brasil e que foi sancionada pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em 5 janeiro de 2007.

“A proposta de universalização deste serviço, em especial da coleta e tratamento de esgoto, exige medidas urgentes para que possamos alterar o panorama da saúde pública no país. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para cada 1 real investido em saneamento básico, é possível economizar 4 reais em tratamentos de saúde”, completa a deputada.


Saiba mais

A Lei Federal nº 11.445/2007 determina que os serviços públicos relacionados ao saneamento básico devam ser prestados de acordo com princípios fundamentais. Além da universalização já mencionada, destaco três princípios:

1) Os serviços de esgoto encanado, movimentação de resíduos sólidos, limpeza urbana e abastecimento de água, devem ser realizados de maneira que preservem o ambiente e a saúde dos cidadãos;

2) Esses serviços devem ser executados com segurança, regularidade e qualidade;

3) Devem ser utilizadas as melhores tecnologias possíveis, de acordo com o que a população possa pagar. E essas tecnologias devem ser renovadas assim que possível.

Mais informações e inscrições pelo site www.seminariosaneamento.com.br



terça-feira, 29 de novembro de 2011

Recursos federais de emenda da deputada Aline Corrêa recuperam 22 mil metros quadrados de ruas em Andradina


As obras de recuperação têm início no Jardim Alvorada

A Prefeitura de Andradina iniciou na última sexta-feira (25) as obras de recuperação de 15 trechos de ruas em diversos bairros da cidade, totalizando 22.164,78 m2 de melhorias asfálticas.

Nesta nova ação, segundo o prefeito Jamil Ono (PT), serão investidos de R$ 487.500,00 liberados pelo Governo Federal, através de emenda da deputada federal Aline Corrêa (PP), junto ao Ministério das Cidades.

“A conquista é fruto de um convênio de 2007 recuperado pelo Governo de Andradina, graças ao trabalho do gabinete de Aline Corrêa. A contrapartida do município será de R$ 203.103,11 totalizando R$ 690.603,11 em investimentos”, acrescentou o chefe do Executivo andradinense.

Os trabalhos começaram pelo trecho da rua Tiradentes e entre a Rua Guiomar Soares Andrade e Rua Quintino Bocaiúva, no Jardim Alvorada. “A maioria dos trechos que serão recapeados se encontra atualmente quase que intransitáveis e há várias administrações  não recebe melhorias”, conforme avaliação do secretário de Obras e Infraestrutura, Ernaldo Costa Calvoso.

“Essas obras se unem a outras já em andamento que fazem de 2011 um ano de grandes melhorias para a cidade no quesito asfalto. Estamos tentando cumprir nosso compromisso de fazermos de tudo para reduzir os problemas com a malha asfáltica da cidade”, disse o prefeito Jamil Ono.

A deputada Aline Correa, que foi homenageada pela Prefeitura e pela Câmara de Vereadores de Andradina com o título de cidadania honorária em razão de uma série de outras ações em favor cidade, avalia a nova conquista como resultado de muito trabalho, compromisso e vontade de ver menos desigualdade e mais justiça social no interior paulista.

Relação de ruas beneficiadas:

Rua Cuiabá, entre a Rua Acácio e Silva e Rua 13 de Maio;
Rua Princesa Izabel, entre a Avenida Guanabara e 13 de Maio;
Rua Aquidauana, entre a Rua Paes Leme e 13 de Maio;
Rua Paulo Afonso entre a Avenida Guanabara e 13 de Maio;
Rua Paranapanema entre a Avenida Guanabara e 13 de Maio;
Rua Presidente Vargas entre a Rua Vereador Manoel Messias dos Santos e Rua Joaquim Antônio Proença;
Rua Mato Grosso entre a Rua Eng. Silvio Seije Shimizu e a Rua Floriano Peixoto;
Rua Quintino Bocaiúva entre a Rua Mato Grosso e a Rua Minas Gerais;
Rua José Augusto de Carvalho entre a Rua Paraná e Rua Amazonas;
Rua Tiradentes e entre a Rua Guiomar Soares Andrade e Rua Quintino Bocaiúva;
Rua Maranhão entre a Rua José Bonifácio e Rua 9 de Julho;
Rua Rio de Janeiro entre a Rua Guiomar Soares de Andrade e Rua 7 de Setembro;
Rua Santa Ângela entre a Rua 7 de Setembro e Rua 21 de Abril; e
Rua Amazonas entre Acácio e Silva e Paes Leme.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Prefeitura de Araras recupera 11 vias públicas com recursos conquistados pela deputada Aline Corrêa


Os trabalhos que já estão sendo realizados na cidade de Araras 
para recuperação de 11 importantes vias públicas.

O site oficial da Prefeitura de Araras comemora, esta semana, o início das obras de recuperação de 11 vias públicas, em vários bairros do município, somando 18,6 mil m² de melhorias asfálticas. O total previsto no investimento será de R$ 320.890,43, com uma contrapartida de R$ 124.490,43 do Governo Municipal, que poderá ser reduzida após o processo licitatório.

Segundo o prefeito Dr. Nelson Dimas Brambilla (PT), "a verba do Governo Federal foi conquistada por intermédio de uma emenda parlamentar da deputada federal Aline Correa (PP-SP)". O chefe do Executivo afirmou que a deputada progressista "não mede esforços para que várias obras, priorizadas pela própria comunidade por meio do Orçamento Participativo (OP), se tornem realidade no município". 

“O OP é uma conquista da cidade e a administração municipal tem atuado para que as prioridades eleitas pela população sejam atendidas.  Prova disso é que a Prefeitura conquistou mais estes recursos do Governo Federal que será direcionada para concretizar as propostas”, avaliou o Dr. Brambilla.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, os recursos federais conquistados por Aline Corrêa foram liberados pelo Ministério das Cidades, que aprovou o repasse de R$ 196,4 mil para o recapeamento asfáltico de diversas ruas e avenidas de Araras, apontadas pela população como prioridade no OP de 2010.

“Essa conquista demonstra a preocupação e o compromisso da administração municipal com o OP. Mesmo não tendo disponibilidade suficiente de verbas no orçamento, temos buscado verbas junto aos governos estaduais e federais para que todas as demandas sejam atendidas”, disse o secretário Felipe Dezotti Beloto.

“Realizar as obras eleitas como prioridades no Orçamento Participativo é garantir que os investimentos da administração realmente atendam aos interesses do seu povo”, finalizou.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Câmara dos Deputados e UNICAMP realizam Fórum de Debates sobre castigos corporais na educação


 O Hospital de Clínicas da Unicamp e a Comissão Especial sobre a Prática de Castigos Corporais da Câmara dos Deputados promovem nesta sexta-feira (25), o Fórum de Debates: “Educação sem Uso de Castigos Corporais ou de Tratamento Cruel ou Degradante”. O evento aberto ao público vai discutir assuntos relacionados a políticas públicas, integração dos órgãos governamentais e não governamentais e o Projeto de Lei 7672/10 do Executivo que proíbe a aplicação de castigos corporais e tratamento cruel ou degradante a crianças e adolescentes, inclusive com a previsão de medidas punitivas. O evento acontecerá de 14h às 18h no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP - Rua Albert Sabin, s/nº, Prédio FCM 1 - Térreo.

                No Brasil, de acordo com o Unicef, 18 mil crianças são vítimas de violência doméstica por dia. Além disso, 70% dos meninos de rua estão nessa condição em função da violência doméstica. O Projeto de Lei 7672/10 erroneamente chamado de “Lei da Palmada” foi elaborado pela Secretaria Geral dos Direitos Humanos, da Presidência da República. O consenso entre especialistas no assunto é de que a criança precisa de proteção e orientação e não de castigos físicos e humilhantes.

Segundo a deputada federal Aline Corrêa (foto), responsável pelo Fórum de Debates em Campinas e integrante da Comissão Especial para Educação sem Uso de Castigos Corporais, mais de 30 países no mundo já adotaram ou estão em vias de adotar uma lei que proíbe o castigo corporal contra crianças e adolescentes. “O projeto em questão materializa preceitos defendidos pela Convenção sobre os Direitos da Criança, da qual o Brasil é signatário, e do Estudo Global das Nações Unidas sobre Violência contra Crianças, do Secretário-Geral da ONU”, afirma a deputada.

Para a deputada Teresa Surita (PMDB-RR), relatora do Projeto de Lei 7672/10, do Poder Executivo, que proíbe castigos corporais em crianças e adolescentes, a proposta não interfere na vida das famílias. “As pessoas acham que a idéia do Estado é interferir na educação das crianças, ou que é um texto punitivo. Na verdade, é uma proposta educativa, de mudança de valores”, enfatiza Surita.

Ela ressalta que a medida busca proteger os direitos das crianças e adolescentes, que, muitas vezes, não conseguem expressar seus anseios e necessidades. “Infelizmente, existe ainda um hábito cultural no País de acreditar que os filhos são propriedades dos adultos. A criança é uma pessoa e, como tal, tem o direito de não ser agredida em seu ambiente familiar ou na escola. Transformar essa cultura demanda tempo e o Estado tem responsabilidades com a garantia da saúde física e mental de todos, inclusive as crianças”, declara a relatora.

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados foi instalada em agosto para analisar o projeto de lei que modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90), estabelecendo o direito de crianças e adolescentes serem educados sem o uso de castigos físicos (PL 7672/10). A comissão conta com 26 integrantes e é presidida pela deputada Erika Kokay (PT-DF), que é também coordenadora da Frente Parlamentar Mista dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

 “Defendo que a sociedade participe das discussões sobre este projeto. Essa discussão ajudará a fazer desaparecer a percepção de que castigos corporais contra crianças e adolescentes sejam educativos. Tenho certeza de que essa nossa discussão incentivará a cultura do diálogo, do carinho e dos bons exemplos e ajudará a ampliar a conscientização de que é direito de cada criança crescer sem violência”, salienta Aline Corrêa.

O Estatuto da Criança e do Adolescente, a Constituição Federal e a Convenção Internacional dos Direitos da Criança já preveem o dever de proteção contra a violência física e psicológica. Porém, que não há nada que explicite o que é castigo corporal. Inclusive o Código Civil permite 'castigos moderados', mas não há qualquer parâmetro para saber o que seria isso.

Estarão presentes as deputadas federais Teresa Surita (PMBD-RR) relatora do Projeto de Lei 7672/10, do Poder Executivo, que proíbe castigos corporais em crianças e adolescentes e Aline Corrêa (PP-SP) membro da Comissão Especial para Educação Sem Uso de Castigos Corporais; Fabiano Marques de Paula, Secretário Adjunto de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania; o juiz Richard Pae Kim da Vara da Infância e da Juventude de Campinas; Márcia Oliveira - Coordenadora do projeto Campanha Permanente "não Bata, Eduque!"; Andreia de Mello Fraga - Médica do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e Rita Maria Manjaterra Khater - Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e professora titular da PUC-Campinas.

As inscrições para participação do evento podem ser feitas no site do Fórum Educação, lá também está disponível a programação completa: www.forumeducacao.com

sábado, 19 de novembro de 2011

Deputada federal Aline Corrêa promove Fórum de Debates na UNICAMP para discutir castigos corporais na educação


A deputada federal Aline Corrêa (PP-SP), integrante da Comissão Especial sobre a Prática de Castigos Corporais, promoverá na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, das 14 às 18 horas, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), um Fórum de Debates para discutir a prática dos castigos corporais ou de tratamentos degradantes, empregados na educação de crianças e adolescentes.

Segundo Aline Corrêa, a Comissão Especial foi instalada em agosto para analisar projeto de lei que modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90), estabelecendo o direito de crianças e adolescentes serem educados sem o uso de castigos físicos (PL 7672/10). A comissão conta com 26 integrantes e é presidida pela deputada Erika Kokay (PT-DF), que é também coordenadora da Frente Parlamentar Mista dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

O Fórum será realizado no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, que apoia a ação da deputada Aline Corrêa. "Nossa proposta é envolver a sociedade civil organizada, que contribuirá para o debate, apresentando informações sobre a gravidade do problema, os efeitos negativos dos castigos físicos e tratamento cruel e degradante no desenvolvimento das crianças e adolescentes”, explica a parlamentar progressista.

Já estão confirmados para o Fórum na UNICAMP Márcia Oliveira, coordenadora do projeto “Campanha Permanente Não Bata, Eduque” e Janete Valente, presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campinas. Também foram convidados representantes da área de Pediatria da Unicamp, da área de Psicologia da USP, da ABMP (Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça) e o deputado federal Gabriel Chalita, que foi secretário estadual de Educação.

A deputada Aline Corrêa também lançou um site exclusivo sobre o evento, onde é possível conhecer mais sobre o Fórum de Debates e fazer inscrições:

Organização “Criança Segura” agradece deputada federal Aline Corrêa por “voto em favor da vida”


Em correspondência eletrônica, a Coordenadora Nacional da “CRIANÇA SEGURA Safe Kids Brasil”, Alessandra Françoia, parabenizou a deputada federal Aline Corrêa (PP-SP) pelo “voto em favor da vida” que deu durante a sua atuação como relatora do projeto de Lei que proíbe a venda de álcool líquido para o público em geral.

No último dia 9 de novembro, todos os membros da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal aprovaram o relatório de Aline Corrêa. De acordo com o parecer da relatora, o álcool só poderá ser vendido em forma de gel, mais especificamente com graduação acima de 46,2°INPM, à temperatura de 20°C, na quantidade máxima de 500 gramas e em embalagem resistente a impacto.

O resultado foi comemorado por todas as entidades de proteção a crianças, de Norte a Sul do país. A “CRIANÇA SEGURA”, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos, fez uma série de elogios ao trabalho de Aline Corrêa.

Confira a íntegra da manifestação:
Prezada Dep. Aline Corrêa,
Vimos agradecê-la pelo voto a favor da vida e do desenvolvimento saudável das crianças brasileiras através da aprovação do PL para proibição da venda do álcool liquido para uso doméstico.
Aproveitamos para parabenizá-la pela sensibilização para a adesão dos demais componentes da Comissão de Seguridade Social e Família.
Com isso, trabalharemos para que tenhamos essa conquista na próxima comissão de justiça a favor da vida e do direito do consumidor para produtos que não coloquem em risco nossas vidas.
Em nome da CRIANÇA SEGURA, me coloco a disposição para outras oportunidades de defesa dos direitos e da prevenção de acidentes com crianças e adolescentes.
Atenciosamente,
Alessandra Françoia
Coordenadora Nacional
CRIANÇA SEGURA Safe Kids Brasil
Esc.: (55 11) 3371-2381
Cel.: (55 11) 8174-7722
www.criancasegura.org.br

Saiba mais
Para conhecer o trabalho de Aline Corrêa elogiado pela ONG Criança Segura, acesse o link http://bit.ly/vZtADj

Agenda Metropolitana: “Ampliação do Aeroporto de Americana é conquista de toda a RMC”, diz Aline Corrêa


O lançamento da Agenda Metropolitana de Campinas trouxe grandes notícias para as 19 cidades da RMC. A afirmação é da deputada federal Aline Corrêa, que encaminhou uma série de projetos regionais ao governo paulista durante as reuniões que antecederam o evento realizado no último dia 11 de novembro.

Americana foi contemplada com diversos investimentos, dentre os quais a cessão da área do Instituto de Zootecnia (IZ) para ampliação do aeroporto municipal Augusto de Oliveira “Salvação”.

O Aeroporto de Americana Augusto de Oliveira "Salvação" é um importante referencial do tráfego aéreo da Região Metropolitana de Campinas, possui pista asfaltada, iluminada para vôos noturnos, com balizamento e dimensões de 1100x18 metros. Seu projeto de revitalização já havia sido concluído e  faltava, apenas, a ampliação da pista.

“Durante a Copa de Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a previsão é de significativo aumento de movimentação da aeronaves, daí a razão da relevância do projeto”, explicou a deputada Aline Corrêa.

Com o lançamento da Agenda Metropolitana, o governo paulista autorizou a cessão de parte de de uma área de 194 mil metros quadrados, pertencente ao Instituto de Zootecnia, ao redor do aeroporto Augusto de Oliveira Salvação, que servirá para ampliação de pista de pouso.

Com a ampliação, que prevê mais 300m, a distância de pouso será maior do que a do aeroporto carioca Santos Dumont, que possui 1323m e recebe operações de 737 e A320 com poucas restrições, fazendo com que Americana se torne opção aos saturados Amarais, em Campinas, e Jundiaí.

 A área que a Prefeitura de Americana havia solicitado ao governo não só engloba a cabeceira 12 a ser ampliada, mas também toda a extensão lateral direita da pista (no sentido da 12 para a 30), aumentando significativamente o aeroporto. Diversas empresas têm intenção de instalarem-se em Americana. Três delas, nas áreas de construção de aviões, produção de peças e formação de pilotos e comissários, inclusive já firmaram acordo com a prefeitura, o que deve gerar por volta de 235 empregos.

Polo empresarial
A Secretaria de Transportes e Sistema Viário (Setransv), que administra o Aeroporto Municipal de Americana Augusto de Oliveira “Salvação”, quer tornar o local polo de atração de empresas e indústrias para a cidade. Com localização estratégica na região, o Aeroporto tem 14 hangares e capacidade para receber mais 15. Há balizamento noturno e o local fica aberto 24 horas. 

Para o prefeito Diego de nadai, a localização estratégica – perto do Polo Petroquímico, dentro do Polo Têxtil e próximo a Viracopos -, acesso rápido às rodovias Bandeirantes e  Anhanguera são fatores que podem influenciar na vinda de empresas. Segundo ele, o aeroporto de Sorocaba está sobrecarregado, assim como o de Jundiaí, Campo de Marte, em São Paulo e os Amarais, de Campinas.

“Há muita procura pelo nosso Aeroporto. As melhorias que fizemos e ainda faremos devem atrair empresários para cá”, avaliou. Recentemente, a Setransv fez a capinação de 140 mil m² de mato alto nas laterais da pista, foram refeitas sinalizações, recuperação de pintura de solo e limpeza de lâmpadas.

Com tantos pontos positivos, o prefeito Diego De Nadai também enxerga o aeroporto em condições de ser propulsor no desenvolvimento de Americana. Desde que assumiu o mandato, Diego defende a retomada do crescimento econômico da cidade.

Na foto, a deputada federal Aline Corrêa com o prefeito Diego de Nadai, durante o lançamento da Agenda Metropolitana de Campinas

Agenda Metropolitana: Deputada federal Aline Corrêa destaca projetos do setor de transportes para a RMC


Para a deputada federal Aline Corrêa (PP-SP), a cidade de Campinas teve status de capital do Estado de São Paulo com a visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e seu secretariado no último dia 11 de novembro, para anunciar a Agenda Metropolitana da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Segundo Aline, que participou das reuniões preparatórias para o lançamento da agenda, o projeto consiste em investimentos da ordem de R$ 6 bilhões, dos quais R$ 4 bilhões já contratados em obras e outros R$ 2 bilhões que serão empenhados em previsão de obras futuras, beneficiando os 19 municípios que compõem a RMC para os próximos três anos.

O Governo do Estado destinará investimentos para que sejam realizadas melhorias em diversos municípios da região. Serão contemplados setores como agricultura, cultura, meio ambiente, desenvolvimento econômico, saúde, segurança pública, transportes metropolitanos, entre outros.

A deputada Aline Corrêa destacou os investimentos no setor de transportes, com a extensão do anel viário Magalhães Teixeira, da Rodovia Anhanguera até a Bandeirantes (SP 083). Por meio da Artesp, o governo destinará R$ 70 milhões para as obras, que devem ter início em março de 2012. A obra de prolongamento do anel viário vai gerar 670 empregos entre diretos e indiretos e beneficiará quase 100 mil pessoas da região.

Também por meio da Artesp e com início previsto para março do próximo ano, serão investidos R$ 60,17 milhões na Rodovia General Milton Tavares de Souza (SP 332). As obras compreendem implantação de marginais em Itatiba, Campinas e construção de passarela no km 121.

A Rodovia João Beira (SP 095) receberá obras de duplicação, que serão realizadas por meio do DER. Entre Amparo e Jaguariúna, trecho que compreende 23,19 km, haverá duplicação, melhorias da primeira pista e execução de dispositivos de acessos e retorno. O Estado destinará R$ 116 milhões na execução desta obra. 

Além disso, outras cidades da região recebem melhorias e recuperações em importantes estradas vicinais. Para a Estrada Vicinal Luiz Fávero, que liga a Rodovia Zeferino Vaz (SP-332) à cidade de Engenheiro Coelho, serão destinados R$ 1,5 milhão. Já em Pedreira, foi inaugurada a Estrada Vicinal Fioravante Carlotti, que liga o centro da cidade ao Bairro Duas Pontes, com 5,2 km de extensão. E em Amparo, a Estrada Vicinal Felício Brunetto, que liga a cidade ao Distrito de Três Pontes, teve sua placa descerrada; foi investido R$ 1,5 milhão na recuperação de 3,1 km.

Sobre Transporte Metropolitano, Alckmin falou das obras do Corredor Noroeste, mais um projeto que conta com apoio integral da deputada federal Aline Corrêa. "Vamos iniciar o ano que vem um trecho Nova Odessa - Americana - Santa Bárbara: R$ 90 milhões serão investidos. Já o outro trecho, Campinas - Nova Odessa receberá R$ 54,5 milhões. Assim a gente completa o Corredor Metropolitano", declarou.

Outra conquista muito festejada por Aline Corrêa: O governo de São Paulo disse que vai ceder uma parte da área do Instituto de Zootecnia (IZ) para a ampliação do aeroporto de Americana (veja reportagem exclusiva).


MAIS CONQUISTAS
Conheça todos os demais projetos que foram defendidos e elogiados pela deputada federal Aline Corrêa. Todas as conquistas estão divididas por setores de governo:

SEGURANÇA PÚBLICA
Alckmin anunciou a liberação de R$ 11, 4 milhões para a implantação do sistema de vídeo-monitoramento em todos os 19 municípios da RMC para garantir maior segurança e integração entre as cidades. Também será criada a 2ª delegacia seccional de polícia de Campinas, que ficará responsável pela região do Aeroporto de Viracopos e Indaiatuba. Alckmin informou ainda que vai elevar o número de policiais e que, até janeiro, os carros da Policia Militar terão tablets com tecnologia que permitirá aos policiais identificar veículos roubados e fugitivos.

EDUCAÇÃO
O governador anunciou ainda que vai implantar uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Campinas, uma nova Escola Técnica em Sumaré e estuda nova Fatec em Itatiba. Campinas vai receber também sete novas escolas, parte de ensino em tempo integral.

SAÚDE
Na área de saúde foi anunciada a liberação de R$ 5,2 milhões para o Hospital de Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), sendo R$ 3,2 milhões para reforma e leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e R$ 2 milhões para aquisição de um angiógrafo. A Santa Casa de Campinas vai receber R$ 2 milhões para minimizar a dívida de quase R$ 10 milhões. O hospital municipal Dr. Mário Gatti, de Campinas receberá R$ 600 mil para reforma.

HABITAÇÃO
Geraldo Alckmin anunciou que serão construídas 5.054 unidades habitacionais na região. “Nós deveremos ter, entre construção de moradias e urbanização de bairros que precisam, as 5.054 unidades com recursos de quase R$ 400 milhões”, afirmou.

AGRICULTURA
Alckmin também anunciou que o prédio D. Pedro II, sede do Instituto Agronômico de Campinas, passará por obras de restauro, com recuperação de toda sua alvenaria. A licitação será realizada no próximo dia 25 deste mês e o investimento na obra será de R$ 817 mil. "Nós vamos fazer a restauração do prédio Pedro II e também do Conselheiro Prado". Histórico, o prédio do Instituto Agronômico de Campinas completará 100 anos em 2012 e receberá R$ 620 mil para obras de restauro, recuperação e pintura do muro externo e do calçamento do parque.

SAÚDE
Na área da saúde, Alckmin anunciou que destinará R$ 3,2 milhões para reforma e também ampliação de leitos de UTI do Hospital das Clínicas da Unicamp, e mais R$ 2 milhões para a aquisição de um angiógrafo - aparelho capaz de visualizar a anatomia do coração. A Santa Casa do município será beneficiada com repasse de R$ 2 milhões. Já o Hospital Municipal Mario Gatti, em Sumaré também receberá R$ 600 mil do Estado para reformar suas instalações, que foram destruídas pelas chuvas.

DESENVOLVIMENTO
No terreno da Etec Conselheiro Antonio Prado o governo construirá uma unidade fixa do Via Rápida Emprego. O local concentrará três salas de aula, dois laboratórios - multiuso e informática -, três salas de apoio administrativo, seis sanitários, estacionamento, instalação de caixa d'água e paisagismo. O investimento será de R$ 1,9 milhão. Com investimentos de R$ 11 milhões, ainda serão instaladas novas Fatecs nas cidades de Itatiba e Campinas e uma Etec em Sumaré.

CULTURA
Na área cultural, o governador disse que o estado construirá o teatro Carlos Gomes na cidade. A Prefeitura de Campinas vai assumir o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, que pertencia ao estado. “Inclusive, é possível que o futuro Teatro Carlos Gomes seja erguido dentro do Parque Ecológico, uma grande área de lazer que precisa ser mais bem aproveitada, mas ainda iremos estudar a questão”, avaliou o prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT).

JUSTIÇA
Alckmin anunciou também uma verba de R$ 8 milhões para a construção do Fórum de Hortolândia. O governador disse que na área onde está instalado o 1º Centro de Integração de Cidadania (CIC), no bairro Vida Nova, será instalado o Centro de Referência de Apoio à Vítima (Cravi), o primeiro fora da capital paulista. “Teremos também no mesmo local uma base da Polícia Militar e uma central de egressos, para apoiar presos que deixam o sistema penitenciário”, comentou.


Na foto, a deputada federal Aline Corrêa com o secretário estadual Edson Aparecido, que coordenou as reuniões preparatórias para o lançamento da Agenda Metropolitana.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Rio Claro: Deputada Aline Corrêa e vereador Julinho Lopes ressaltam importância do “Minha Casa Minha Vida”


A deputada federal Aline Corrêa e o vereador Julinho Lopes acompanham 
o sorteio da nova conquista do programa Minha Casa Minha Vida

No último domingo (06), acompanhada pelo vereador Julinho Lopes (PP), a deputada federal Aline Correa (PP-SP) esteve em Rio Claro para acompanhar o sorteio sorteio dos 144 apartamentos que integram o Residencial Quirino, construído na estrada do Sobrado, atividade coordenada pelo prefeito Du Altimari e realizada no Ginásio de Esportes “Felipe Karam”.

Segundo Julinho Lopes, o sorteio reuniu as 144 famílias cadastradas e selecionadas pela Secretaria de Habitação e teve a função, apenas, de indicar o número do bloco e da unidade que caberia a cada proprietário.

“Essas 144 famílias previamente cadastradas e selecionadas, segundo critérios sociais do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, agora vão ter um lar e se livrar para sempre do aluguel. Para as pessoas que não possuem casa própria adquirir um bem é fator importantíssimo, pois além de elevar a auto-estima acresce uma força e um sentido maior para continuar a luta do dia-a-dia”, enfatizou o vereador.

Aline Correa falou do momento gratificante vivenciado como deputada federal. “Posso garantir que não existe alegria maior para gestores públicos do que acompanhar a entrega de casas populares. Aliás, eu não chamo de entrega de casas, mas de realização de sonhos. Todas as pessoas têm o direito de sonhar com a casa própria. Pois casa é sinônimo de dignidade, de segurança e de qualidade de vida”, enfatizou.

As unidades foram sorteadas uma a uma, provocando emoção entre as famílias que agora, finalmente, tiveram acesso à casa própria, amparadas pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal. “Cada um de vocês que está aqui presente merece essa alegria e nos sentimos orgulhosos de compartilhar este momento que certamente vem ocorrendo com freqüência em várias cidades do país, em todas as regiões, ratificando o direito constitucional a um teto”, disse o prefeito rioclarense.

Os 144 apartamentos do Residencial Quirino ocupam nove torres de quatro andares. Cada unidade tem 43,92 metros quadrados de área construída. O conjunto é fechado, tem serviço de portaria e dispõe de toda a infraestrutura urbana, como luz, água, asfalto e rede de esgoto. As famílias beneficiadas se enquadram na faixa de renda que vai de zero a R$ 1.395,00. As prestações dos imóveis, que não comprometem mais de 10% da renda familiar, variam de R$ 54,00 a R$ 139,00.

A denominação do residencial presta justa homenagem ao pároco Quirino, falecido na década passada, que desempenhou um grande trabalho de evangelização nas comunidades às quais serviu, notabilizando-se pelo grande espírito de liderança.


Deputada Aline Corrêa prestigia cerimônia de premiação do Salão de Artes Novos Olhares de Rio Claro




A deputada Aline Corrêa com o vereador Julinho e a autora da
 série “Feira do Cervezon”, Damares Eugênio de Morais Rampin.
A deputada federal Aline Correa (PP-SP) prestigiou, no último domingo (6), as cerimônias de premiação do Salão de Artes Novos Olhares e de lançamento da Revista do Arquivo, atividades que tiveram local no Casarão da Cultura da cidade de Rio Claro.

Acompanhada pelo vereador Julinho Lopes (PP), a deputada progressita participou da entrega das revistas aos articulistas que auxiliaram a registrar a história do importante município paulista, que este ano completou 184 anos de emancipação político-adminstrativa.

Aline Corrêa se encantou com a qualidade da produção artística rio-clarense e adquiriu a série de telas a óleo intitulada “Feira do Cervezon”, medalha de prata na categoria Contemporâneo do Salão de artes, da artista Damares Eugênio de Morais Rampin.

“É com muito orgulho que levo os quadros que reproduzem a Feira do Cervezon para o meu gabinete em Campinas; será um pedacinho de Rio Claro bem perto de mim”, destacou a deputada.


Cultura de paz

Aline Corrêa destacou a qualidade da produção cultural de Rio Claro e enfatizou a importância da arte na promoção da cultura de paz. “A expressão artística é um recurso eficaz para conduzir o ser humano a um contato direto com sua natureza pacífica e é exatamente isso o que o nosso mundo anda precisando”, avaliou a deputada progressista.

Todas as telas arrematadas pela deputada progressista retratam a solidária “Feira do Cervezon”. “Eu gosto muito de feira livre, pois a considero uma autêntica expressão da cultura brasileira, um espaço agradável de troca de informações e o retrato fiel da nossa pluralidade cultural”, finalizou.

Comissão da Câmara Federal aprova, por unanimidade, proibição da venda de álcool líquido ao público em geral


A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, por unanimidade, no início da tarde de hoje (9/11) proposta que proíbe a venda do álcool líquido ao público em geral. De acordo com o parecer da relatora, deputada Aline Corrêa (PP-SP), o álcool só poderá ser vendido em forma de gel, mais especificamente com graduação acima de 46,2°INPM, à temperatura de 20°C, na quantidade máxima de 500gramas e em embalagem resistente a impacto. No parecer, a relatora decidiu acatar substitutivo que havia sido aprovado em 2007 pela Comissão de Defesa do Consumidor.

A Comissão de Seguridade decidiu ainda que o álcool etílico industrial e o destinado a testes laboratoriais e a investigação científica, hidratado ou anidro, conterão tampa com lacre inviolável e rótulo com mensagem de advertência quanto à sua finalidade e de proibição à venda direta ao consumidor.

Pela decisão, o álcool etílico líquido, puro ou diluído, só poderá ser comercializado nos locais de dispensação de medicamentos e drogas e até o volume de 50 ml.

O texto proíbe, ainda, a impressão de símbolos ou figuras na embalagem que tornem o produto atrativo para crianças.

A relatora observou que esta é uma “matéria da maior relevância, que tramita há muito na Câmara dos Deputados e que tem sido, ao longo de praticamente dez anos, objeto de grandes polêmicas e conflitos de interesses”.

150 mil queimaduras com álcool líquido
Os projetos de leis que serviram de base para o substitutivo aprovado (PLs 6320/05 e 4664/2004) basearam-se em estimativas que apontavam, desde o inicio da década passada, a ocorrência de mais de um milhão de casos de acidentes com queimadura, dos quais 15% ou 150 mil tiveram como causa acidentes com o álcool líquido. Deste número, 45 mil foram acidentes envolvendo crianças.

Segundo dados do Ministério da Saúde, durante toda a fase de desenvolvimento das habilidades motoras da criança, a possibilidade de acidentes com queimaduras está sempre presente. Na faixa de um a quatro anos, por exemplo, a queimadura está em 6º lugar como causa de morte. Já o número de hospitalizações em crianças nesta faixa etária ocupa o segundo lugar, perdendo apenas para os acidentes com quedas. 


Sequelas em crianças
No último dia 6 de junho, a deputada federal Aline Corrêa viabilizou a realização do Seminário “Dia Nacional de Luta contra Queimaduras – reflexões sobre a restrição da venda do álcool de uso doméstico”, promovido pelas instituições Criança Segura, dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos e Proteste Associação de Consumidores, dedicada à defesa dos direitos dos consumidores.

O seminário teve como objetivo discutir os riscos e a proibição da venda do álcool, responsável por queimaduras graves em adultos e principalmente crianças. Também foi objetivo do seminário sensibilizar o Congresso a votar com urgência o projeto que disciplina a venda do produto usado para limpeza doméstica e para acender o fogo. Simultaneamente, busca-se disseminar informações sobre os riscos de queimadura em virtude do uso inadequado do álcool.

“Em geral, as queimaduras deixam sérias sequelas estéticas e motoras, que além de desfigurar, atrapalham o desenvolvimento social e intelectual da criança, pois dificultam seu convívio com outros meninos e meninas e, por vezes, a possibilidade de frequentar a escola”, avalia Aline Corrêa.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Deputada Aline Corrêa quer movimentar cidades paulistas no "Dia Nacional de Filiação ao Partido Progressista"


A deputada federal Aline Corrêa (PP-SP) quer aproveitar a coincidência única que o calendário proporcionará na próxima sexta-feira para ampliar a força e a divulgação do Partido Progressista em todo o Estado de São Paulo.

Para todos os progressistas, simpatizantes, militantes, filiados e lideranças, o dia 11 de novembro de 2011 será declarado: Dia Nacional de Filiação ao Partido Progressista.

Aline Corrêa sugere que cada comissão provisória ou diretório municipal organize um evento para marcar a adesão de novas lideranças. A deputada também lembra que o PP está divulgando um "twitaço progressista" para marcar a data. "Tuiteiros, portanto, participam com a hashtag #PartidoProgressista11", destaca a parlamentar.



O cartão produzido pela deputada Aline Corrêa estará sendo distribuído, pela internet, em todas os municípios paulistas. Apoiadores das 645 localidades estarão repercutindo mensagens do Dia Nacional de Filiação em suas redes sociais, em seus blogs e em seus sites.

"Participe! Divulgue! Promova! Amplie o número de filiados em sua cidade! Afinal, uma coincidência destas só acontecerá novamente no próximo milênio", conclama Aline Corrêa.

Deputada Aline Corrêa ressalta importância da visita de Alckmin para a Região Metropolitana de Campinas


O governador do Estado Geraldo Alckmin cumprimenta 
a deputada federal Aline Corrêa pela defesa de 
projetos paulistas junto ao governo federal.

O governador Geraldo Alckmin estará em Campinas nesta sexta-feira, 11 de novembro, para apresentação da Agenda Metropolitana do Governo do Estado de São Paulo e do Conselho de Desenvolvimento da RMC. O pronunciamento do Governador acontecerá às 14h no Royal Palm Plaza - Resort Campinas, onde anunciará investimentos para a Região.

Segundo a deputada federal Aline Corrêa, "o evento é considerado como uma das ações mais importantes do Governo do Estado para a região e reunirá Secretários de Estado, Prefeitos, Representantes do Legislativo, Secretários Municipais, Membros de Câmaras Temáticas, Representantes da Sociedade e demais Autoridades".

Aline Corrêa participou da reunião preparatória, proposta pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Deputado Edson Aparecido, que também se encontrou com prefeitos, deputados estaduais, secretários municipais e outras autoridades regionais.

A participação da deputada progressista teve o objetivo de apresentar propostas e indicações de investimentos para a RMC, tais como:

- Centro Regional para tratamento de dependentes químicos;

- Novo sistema de cobrança de pedágios, por quilômetro rodado (experiência começará em Jaguariúna);

- Ampliação do Corredor Metropolitano Noroeste a Santa Bárbara d’Oeste,Americana e Nova Odessa, para beneficiar cerca de 500 mil passageiros por mês.

- Instalação do Parque Tecnológico e de Agronegócios de Americana;

- Duplicação e revitalização da Rodovia Miguel Melhado Campos (SP-324), que liga o aeroporto de Viracopos a Vinhedo e outras cidades e rodovias da região;

- além de projetos energéticos, de mobilidade urbana, de saneamento básico e de abastecimento para 19 cidades da RMC.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Deputada Aline Corrêa debate política nacional de Saneamento em encontro na Federação das Indústrias


Em dezembro, a própria deputada estará promovendo
seminário sobre a universalização do saneamento
A deputada federal Aline Corrêa participou nesta segunda-feira, dia 7 de novembro, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do 1º Seminário Fiesp de Saneamento Básico. O objetivo da deputada foi debater a política nacional para o setor, bem como a regulação, os investimentos em infraestrutura e os desafios e metas para o abastecimento de água e tratamento de esgotos no Estado de São Paulo.

Vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura Nacional, a deputada progressista estará promovendo, na primeira semana de dezembro, na cidade de Salto (SP), um seminário sobre a universalização do sistema de Saneamento Básico. Para o encontro no interior paulista serão convidados participantes do seminário da Fiesp, como o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni e o secretário nacional de Saneamento do Ministério das Cidades, Leodegar da Cunha Tiscoski. 

O seminário na Fiesp ainda reuniu, no período da manhã, Carlos Alberto Rosito (Vice Presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais e Equipamentos para Saneamento – ASFAMAS) e Aluizio de Barros Fagundes (Presidente do Instituto de Engenharia e Diretor DEINFRA Saneamento). Eles debaterem o tema “Política Nacional de Saneamento Básico e o PLANSAB”.

A deputada Aline Corrêa participou dos debates na Fiesp
Na sequência, participaram do painel intitulado “Regulação do setor de Saneamento Básico e Modelagem Tarifária” Hugo de Oliveira (Diretor de Regulação Econômico Financeiro e de Mercado da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de SP – ARSESP), CassildaTeixeira (Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES), Roland Saldanha (Sócio Fundador da Actio Mercatoria Consultoria) e Walder Suriani (Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais - AESBE e Diretor DEINFRA Saneamento).

Nos painéis da parte da tarde, discutiram o papel do setor privado nos investimentos de infraestrutura Paulo Roberto de Oliveira (Presidente da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas dos Serviços Públicos de Água e Esgoto – ABCON),  Rogério Tavares (Superintendente Nacional de Saneamento e Infraestrutura da Caixa Econômica Federal ) e Teresa Cristina Lampoglia (Diretora do DEINFRA Saneamento).

O painel “Desafios e Metas do Abastecimento de água e Tratamento de esgotos no Estado de São Paulo” contou com a presença de Paulo Massato (Diretor Metropolitano da Sabesp), Silvio José Marques (Presidente Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE) e César Seara (Conselheiro da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas dos Serviços Públicos de Água e Esgoto – ABCON).

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ministro Alexandre Padilha e Deputada Aline Corrêa anunciam hospital para tratamento do câncer na UNICAMP


Deputada Aline Corrêa e ministro Alexandre Padilha
na abertura do Congresso Médico. (Foto: Erasmo Salomão)

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha e a deputada federal Aline Corrêa participaram na manhã desta quarta-feira (2) do XX Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMau), promovido pelo Centro Acadêmico Adolfo Lutz (Caal) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da UNICAMP.

As autoridades federais foram recebidas no auditório da FCM pelo reitor Fernando Ferreira Costa e pelo diretor da FCM, Mario José Abdalla Saad. Durante a abertura do evento, ao lado da deputada, o ministro anunciou a liberação de investimentos até final deste ano para a construção de um hospital oncológico para o tratamento e pesquisas sobre câncer dentro da Universidade.

O projeto da UNICAMP contava com o apoio da deputada Aline Corrêa, que desenvolve parceria  com a Universidade de Campinas para a promoção de uma série de eventos propostos por comissões temáticas da Câmara Federal. Ainda este ano, segundo a deputada, Padilha pretende definir a data para a assinatura do convênio, com o repasse de R$ 15 milhões. Em 2012, será consolidado o sonho de um hospital especializado em oncologia com 140 leitos.

Ministro e deputada com o reitor da UNICAMP, Fernando
Ferreira Costa e do superintendente Manoel Barros Bértolo
Ao lado de Padilha, ex-aluno do curso de medicina da FCM, a deputada progressista também comemorou a confirmação da notícia de que mais dois projetos da UNICAMP serão atendidos pelo Ministério da Saúde: reforma do Laboratório de Patologia Clínica (convênio no valor de R$ 2,5 milhões) e reforma do Pronto Socorro do Hospital de Clínicas (R$ 4 milhões).

Congresso
O diretor da FCM, Mario José Abdalla Saad, que agradeceu o apoio da deputada Aline Corrêa aos projetos da UNICAMP, disse que foi em 1991, na gestão do professor Luis Alberto Magna, que surgiu o CoMAU – Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP. 

Em 1995, Fernando Costa, então diretor da FCM, e Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva, diretor-associado no período, instituíram o prêmio Lopes de Faria. O prêmio é um estímulo à iniciação científica. Concorrem ao prêmio de R$ 4 mil todos os trabalhos inscritos e apresentados no último CoMau. Seis trabalhos são selecionados para disputar o prêmio, avaliados e julgados por uma comissão indicada pela Câmara de Pesquisa.

Deputada Aline Corrêa com o aluno Alcir Dorigatti,
coordenador do XX Congresso Médico Acadêmico
Durante o evento, foi descerrada uma placa comemorativa aos 20 anos do CoMau e várias autoridades foram homenageadas pelos alunos, dentre eles os professores Gustavo Fraga e Gil Guerra Júnior, apoiadores do CoMau; Luis Alberto Magna; André Ricardo Ribas de Freitas, primeiro presidente do CoMau; Mario Saad; Alexandre Padilha e Fernando Costa.

De acordo com o estudante do curso de medicina da FCM e membro da comissão organizadora do congresso, Alcir Escocia Dorigatti, 35 trabalhos científicos foram inscritos nas seis categorias que compõem o prêmio Adolfo Lutz oferecido pelo Caal: ginecologia e obstetrícia; pediatria, cirurgia; clínica; básica e saúde coletiva. De cada categoria, um trabalho será escolhido para concorrer ao prêmio Lopes de Faria.