terça-feira, 8 de maio de 2012

Abertura do "Encontrarte" reúne mais de 300 pessoas no Centro Cultural de Rio Claro


Público superior a 300 pessoas acompanhou, na noite da última segunda-feira, a solenidade de abertura da programação do Encontrarte em Rio Claro. A atividade, realizada nas dependências do Centro Cultural Roberto Palmari contou com alunos de diversas escolas, entre elas: Chanceler, Odilon Corrêa, Januário Pezzotti, Zita de Godoy, Dijiliah, Dante Egrégio, Armando Grisi, Faculdades Claretianas, entre outras.

A mesa principal, na solenidade, foi composta por: Gilberto Porto, promotor público da Infância e da Juventude; Adriano Marchi, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Udam; Augusto Diniz e Sheyla Saori, assessores da deputada federal Aline Corrêa; Nídia Aparecida Neves, professora coordenadora do Núcleo Pedagógico de Limeira; Ana Elisa Limeira, presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado de Mato Grosso e vereador Julinho Lopes.

Ana Elisa Limeira, na abertura dos trabalhos, fez resumo de como as ações foram desenvolvidas para a criação do Encontrarte. A deputada federal Aline Corrêa acreditou no projeto idealizado pela Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica (AHPCE) e tem viabilizado parcerias entre a Secretaria Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas (SENAD), órgão ligado ao Ministério da Justiça, Prefeituras e Câmaras de nove importantes cidades paulistas.

Além do vereador Julinho Lopes, que coordena as ações na cidade, o Encontrarte conseguiu apoio da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosana Altimari. Segundo ela, o caminho correto é transformar a Semana de Prevenção ao Uso de Drogas e Álcool em uma campanha na cidade. “Falta o comprometimento de muita gente. Álcool e drogas transformam a vida de muitas famílias de forma negativa”, alertou. Rosana comentou ainda que o município tem o compromisso de formar um ou mais grupos para continuar levando a mensagem que chega a Rio Claro pelo programa Encontrarte.

“Tema complexo e amplo”
Representante do Ministério Público, o promotor público Gilberto Porto comentou que o trabalho de combate às drogas e o álcool trata-se de um tema complexo e amplo. Na sua opinão, as ações, obrigatoriamente, precisam envolver a sociedade como um todo.

“O problema em discussão tem como raiz famílias desestruturadas, desemprego, entre outros elementos”, sinalizou. O promotor citou o trabalho desenvolvido pela FIA - Força Integrada Azul. “Que as escolas e entidades nos procurem. Precisamos de informações para mapear a cidade. Onde a sociedade perde território, o traficante se impõe”, alertou.

Organizador do evento, o vereador Julinho Lopes centralizou a sua fala nas armadilhas às famílias que o mundo das drogas e do álcool colocam em pontos estratégicos de forma silenciosa. “A droga está na balada, nas portas das escolas, nos campos de futebol, enfim, em locais que os nossos filhos frequentam. Não podemos estar junto com as nossas crianças a todo momento. Daí, a necessidade da orientação”, enfatizou.

O vereador agradeceu o apoio da deputada federal Aline Corrêa, destacando que entre os mais de 600 municípios paulistas, apenas nove foram contemplados com o programa Encontrarte. Entre eles, Rio Claro. “Precisamos, mesmo que seja através de peça teatral, levar a mensagem às nossas crianças, adolescentes e jovens sobre os riscos. O consumo do álcool, que é uma droga lícita, muitas vezes é a porta de entrada para o mundo das drogas. Ninguém nasce viciado”, finalizou o parlamentar.

Serviço
Nesta quarta-feira, dia 9, a apresentação da peça teatral Batata Quente, que faz parte do Encontrarte, será apresentada nas seguintes escolas: Oscália (Wenzel), às 9h30; Armando Grisi (20h30) e novamente na Oscália (21h15).

 
Na foto, grupo de teatro que apresentou em Rio Claro a peça “Pequeno Congresso Importantíssimo das Boas Intenções”, levando mensagens que destacam a importância da família na prevenção às drogas.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela participação. O seu comentário estará visível nos próximos minutos.