quarta-feira, 13 de julho de 2011

Deputada Aline Corrêa garante projeto de revitalização de área central de Atibaia



Ponto crítico de Atibaia que será revitalizado
com apoio de Aline Corrêa (foto: Atibaia News)
 A direção da Caixa Econômica Federal comunicou esta semana à Prefeitura de Atibaia a liberação de R$ 400 mil em recursos federais para revitalização de uma importante região central da estância turística. A Prefeitura participará do projeto com uma contrapartida de R$ 50 mil.
Graças a emendas e ao empenho da Deputada Aline Corrêa (PP-SP), o governo federal, através do Ministério das Cidades, garantiu apoio a uma série de intervenções em um dos pontos mais críticos do trânsito de Atibaia, principalmente na altura do cruzamento da Rua Albertina Mieli Pires com a Major Alvim.
O projeto aprovado prevê sinalização horizontal (faixas de pedestres) e vertical (placas); implantação de semáforo de quatro fases; e pavimentação de importantes vias públicas - que hoje possuem apenas calçamento (foto) -, o que trará mais beleza e segurança à região central.
“Esta é uma das principais demandas da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, que trará enormes benefícios à população”, diz a titular da Pasta, Cláudia Nogueira. “Quero agradecer a deputada Aline Correa (PP) pelo empenho na liberação dessa verba, indicada por ela para Atibaia”, enfatizou.
“Estamos trabalhando pela liberação desta verba desde o final de 2009, quando estive pessoalmente com o secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno de Lima, cuja secretaria é ligada ao Ministério das Cidades”, continuou a secretária. Segundo ela, as obras devem começar até o final de outubro.

PONTO CRÍTICO
Em extensa reportagem, o jornal Atibaia News informa que um dos cruzamentos mais complicados e perigosos em Atibaia envolve pelo menos três vias: Rua Adolfo André (contorno da Praça Pio XII), com as ruas Major Juvenal Alvim e Albertina Mielli Pires. No meio do tumulto está um supermercado, cuja saída do estacionamento de veículos se dá no foco da confusão. O pico da movimentação no local ocorre entre 17h45 e 18h30.
A maior dificuldade é encontrada pelo motorista que trafega no sentido centro/bairro pela Rua Major Juvenal Alvim, exatamente no cruzamento com a Albertina Mieli Pires.
Nesse ponto, os veículos que vieram da Rua Adolfo André e contornaram a Praça Pio XII, vão seguir tanto pela Major Juvenal Alvim (sentido bairro/centro como centro/bairro) ou para a Albertina Mielli Pires (acesso ao Alvinópolis).
E a confusão é ainda maior considerando que muitos veículos permanecem aguardando na via da esquerda da Major Alvim (centro-barro) também para acessar a Albertina.
Somados aos carros que deixaram o mercado na esquina, todos cruzam o trajeto de quem desce ou sobe a Major Juvenal, via preferencial nos dois sentidos. E é justamente ai que está o maior risco.

PROJETO
Pelo projeto viabilizado pela Deputada Federal Aline Corrêa, o local deve receber semáforo para disciplinar o tráfego e garantir a segurança de motoristas e pedestres.
“O cruzamento da Albertina Mieli Pires é ponto de tráfego difícil e perigoso, necessitando de controle por semáforo”, diz a secretária Cláudia Nogueira. “Nos horários de pico, os condutores que cruzam a avenida neste ponto se arriscam constantemente, comprometendo a segurança de pedestres, que não dispõem de faixa de travessia”, continuou.
O semáforo que será implantado terá quatro fases. Cada uma dessas fases vai priorizar, respectivamente, quem trafega pela Major Alvim sentido centro/bairro; quem cruza a Major Alvim e vai seguir sentido centro ou sentido bairro; quem segue sentido centro/bairro pela Major Alvim e vai converter a esquerda para a Albertina e por último, quem sobe a Major Alvim (sentido bairro/centro).
“Todas as conversões que atualmente são utilizadas pelos motoristas são absolutamente necessárias e serão mantidas”, explicou a secretária Cláudia.
“Fizemos simulação no local e comprovamos tecnicamente que fechar o acesso de quem vem da Adolfo André para seguir pela Albertina é uma péssima medida”, afirmou Cláudia. “Filas enormes se formaram nos dois sentidos da Major Alvim e também no entorno da Praça Pio XVII”, continuou. “Desta forma, preferimos manter todas as conversões, mas de maneira organizada via semáforo”, concluiu.
Para garantir a segurança dos motoristas, o calçamento (paralelepípedo) naquela área vai receber recapeamento asfáltico. Serão asfaltadas a alça de acesso à Albertina (contorno da Praça Pio XVII); a partir do cruzamento serão 20 metros da Major Alvim no sentido centro-bairro e até a rotatória do supermercado Extra no sentido inverso (bairro-centro).
“Trata-se de uma medida essencial para segurança dos motoristas que terão de frear o veículo na parada no semáforo”, aponta Cláudia. “Já os pedestres terão faixas de travessia em todos os sentidos, visando também garantir a segurança”, finalizou Cláudia.

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