quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Deputada federal Aline Corrêa defende debates com a sociedade sobre a PEC 170


Em requerimento protocolado na Câmara Federal, a deputada Aline Corrêa (PP-SP) solicitou a formação de uma Comissão Especial para proferir parecer à Proposta de Emenda a Constituição nº 170/2012, que garante proventos integrais ao servidor que se aposentar por invalidez. 
De acordo com a deputada, a Comissão – que tem caráter temporário – deve ser criada para analisar a proposta em questão, propondo debates sobre a matéria. 
“Solicitei a criação desta comissão a pedidos de diversos cidadãos que se demonstram preocupados com a tramitação desta Proposta. Acredito que este seja o caminho correto para analisarmos esta questão de forma democrática”, declara a parlamentar.
Apresentada em 2012, a PEC nº 170 dá nova redação ao inciso I do § 1º do art. 40 da Constituição Federal que estabelece regras para a aposentadoria de servidores.  De acordo com o texto proposto, os servidores poderão se aposentar  “por invalidez permanente, com proventos integrais”.
Ainda segundo a PEC, a existência da aposentadoria por invalidez permanente já estava preconizada na Emenda Constitucional nº 1, de 17/10/1969.  Porém, a partir da Constituição de 1988, os proventos destinados aos aposentados por invalidez permanente tornaram-se proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela participação. O seu comentário estará visível nos próximos minutos.