quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Deputada Aline Corrêa cumprimenta deputada Ana Arraes, primeira mulher a ocupar cargo de ministra do TCU



Deputadas Aline Corrêa e Ana Arraes: mulheres
conquistam espaços de poder e decisão 

 A deputada federal Aline Corrêa (PP-SP) cumprimentou a amiga e também parlamentar Ana Lúcia Arraes de Alencar (PSB-PE), 64 anos, eleita na Câmara Federal como a nova ministra do Tribunal de Contas da União (TCU).

“Ana Arraes é um símbolo da luta das mulheres pela conquista de nossos direitos e, portanto, não por acaso será a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra do tribunal na vaga da Câmara”, destacou Aline Corrêa. A deputada do PSB pernambucano assume posto resultante da aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar.

Esta é a segunda grande vitória de Ana Arraes em menos de um ano. Em 2010, a filha do ex-governador Miguel Arraes e mãe do atual governador Eduardo Campos (PSB) foi eleita deputada federal com 387.581 votos. "Eduardo Campos é um dos maiores líderes deste país, por ter herdado as virtudes que caracterizam o seu avô e a sua mãe", acrescentou Aline Corrêa. 

Com 222 votos de parlamentares federais, Ana Arraes conquista agora o dever de fiscalizar gastos públicos e o TCU passa a contar com três representantes de Pernambuco no TCU: Ana Arraes junta-se a José Jorge e a José Múcio Monteiro (30% da composição da Corte).

Pelas regras da Constituição e do Decreto Legislativo 6/93, a indicação da Câmara deverá ser confirmada pelo Senado. Depois, a presidente Dilma Rousseff deverá assinar decreto nomeando a nova ministra do TCU.

Mulheres
Em discurso como candidata, Ana Arraes ressaltou que tem crescido muito a participação das mulheres nos espaços de poder no Brasil, sobretudo com o Governo Dilma.

“Entretanto, ainda temos um longo caminho a percorrer, pois a participação igualitária das mulheres no processo de tomadas de decisões é fundamental para o fortalecimento da democracia e para que a composição da sociedade esteja realmente refletida na função pública, nas políticas públicas e na legislação do País”, afirmou.

Relembrando a história de vida e a longa militância política, a deputada, que é advogada e ex-servidora do Tribunal de Contas de Pernambuco, disse ainda que se sente plenamente habilitada a ser ministra do TCU.

“Vou trabalhar para que o tribunal seja rigoroso com o gestor reconhecidamente perdulário ou improbo, mas que possa também exercer o relevante e estratégico papel pedagógico de orientar, capacitar e qualificar os gestores empenhados em servir ao Brasil”, disse.

Perfil
Ana Arraes tem 64 anos e é filha de Miguel Arraes, que foi governador de Pernambuco por três vezes e morreu em 2005. Ela é mãe do atual governador, Eduardo Campos (PSB). Em segundo mandato, a deputada é titular da Comissão de Defesa do Consumidor e vice-líder do bloco PSB-PTB-PCdoB. 

Com a saída de Ana Arraes, assume sua vaga o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), que está no exercício do mandato na condição de suplente. Ele passa a ser titular, e em sua vaga assume o terceiro suplente, Severino de Souza Silva (PSB-PE).

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela participação. O seu comentário estará visível nos próximos minutos.