quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Drogas: Câmara Federal construirá carta-proposta de SP em seminário na Assembleia Legislativa



A Comissão Especial de Políticas Públicas sobre Drogas (CEDROGAS) da Câmara Federal promove nesta segunda-feira, dia 10 de outubro, na Assembleia Legislativa, o maior seminário em território paulista desde a sua criação.

Coordenado pelas deputadas federais Aline Corrêa (PP-SP) e Keiko Ota (PSB-SP), o seminário será realizado na Assembleia Legislativa, das 9 às 18 horas, com o objetivo de compilar experiências relacionadas a tratamento de dependentes químicos, apoio aos seus familiares, reinserção social e também conhecer ações de combate e repressão ao tráfico de drogas.

“Uma Carta-Proposta de São Paulo, juntamente com as dos demais Estados da Federação, fará parte do relatório final elaborado pela CEDROGA, que vai nortear o trabalho da Comissão no sentido de melhorar a estrutura de atendimento aos dependentes, fortalecer o amparo às famílias, promover a obrigatoriedade de classificação das drogas, entre outras providencias”, explica a deputada Aline Corrêa, que no mês passado mobilizou a Região Metropolitana de Campinas em atividade semelhante na UNICAMP.

Entre os palestrantes do seminário estadual, estão confirmados o psicólogo  Dr. Ronaldo Laranjeira; Dr. Wagner Giudice (diretor do Denarc); Dr. Marcelo Luiz Barone (Promotor de Justiça); Dr. Mauro Aranha (Vice Presidente do Cremesp); Sr. Nelson Giovanelli (Fazenda da Esperança); Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira (Coordenador de Políticas Públicas sobre drogas da Secretaria de Justiça) e Izilda Alves (Campanha Jovem Pan pela Vida).


O relator da CEDROGAS, deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL) que fará a palestra de abertura, elogiou o trabalho de organização do seminário paulista realizado por Aline Corrêa e Keiko Ota. “O Brasil só construirá políticas públicas eficazes quando essa construção for coletiva, com a participação de quem já trabalha contra a dependência química, de quem está em contato com o dependente e de quem vê de perto o sofrimento das famílias”, afirmam as deputadas que representam SP na Câmara Federal.


SERVIÇO

Seminário de Políticas Públicas sobre Drogas

Data: 10/10, das 9 às 18 horas

Local: Assembleia Legislativa de São Paulo

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201, São Paulo - SP


PROGRAMAÇÃO
SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS
Data: 10/10/2011   
Horário: das 9 às 18h00   
Local: Assembleia Legislativa de São Paulo

9h - ABERTURA

10h30 - Palestra com o deputado Givaldo Carimbão 
(Relator da CEDROGA)

11h10 - Palestra com o dr. Ronaldo Laranjeira 
(Médico psiquiatra, profº. titular da USP; Coordenador do Uniad; Autoridade mundial em Drogas)
* Tema: Panorama geral sobre a problemática do Crack e outras drogas no Brasil.

11h50 - DEBATE

12h30 - Intervalo (almoço livre)


13h30 - PRIMEIRA MESA
«POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS: DA PREVENÇÃO A REPRESSÃO»
1. Dra. Ana Cecília Petta Roselli Marques 
(Médica psiquiatra e pesquisadora do Instituto Nacional de Tecnologia e Ciência para Políticas sobre Álcool e Drogas INPAD/CNPQ; Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e outras Drogas (ABEAD); atual Coordenadora Técnica do Projeto Periscópio (Políticas para Drogas); Atual Presidente do Comitê de Drogas da Associação Paulista de Medicina (APM))
* Tema: Política Assistencial para Álcool e Drogas da Secretaria de Saúde

2. Dr. Wagner Giudice
(Delegado de Polícia; diretor do Denarc)
* Temas: Medidas da polícia paulista para a repressão ao tráfico de drogas; números do Denarc ao longo dos anos.

3. Dr. Ariovaldo Ribeiro 
(Especialista em Psicologia Multifocal)
* Temas: Dificuldades na reinserção do ex-dependente à sociedade; a insalubridade do lar e da sua condição social como fator de recaída; o que pode ser feito para evitar recaídas: esportes e lazer; os ex-dependentes como agentes de prevenção; os problemas familiares e sociais como responsáveis pela entrada das drogas.

14h15 - MANIFESTAÇÕES E DEBATES

14h45 - SEGUNDA MESA  
“ACOLHIMENTO E TRATAMENTO: HÁ NECESSIDADE DE MUDANÇA DE PARADIGMA?”
1. Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira - «Laco»
(Coordenador de políticas sobre drogas da Secretaria da Justiça e da defesa da cidadania do governo do Estado de São Paulo.)
* Temas: propostas do governo paulista para o combate às drogas: apresentação da Coordenadoria de Políticas Públicas sobre Drogas: função, metodologia de trabalho e funcionamento. Prevenção: políticas públicas para evitar com que as crianças entrem em contato com as drogas.

2- Dr. Mauro Aranha 
(Vice-presidente do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) e presidente do Conselho Estadual sobre Drogas.)
* Temas: CAPs x Centros de Acolhimento de dependentes: Qual o melhor meio de tratamento para os dependentes químicos? Características de dependência de cada substância entorpecentes: Existem métodos de tratamentos diferenciados para diversos tipos de dependência química?

3. Dr. Arthur Guerra
(Graduado em Medicina e Doutorado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP, com o tema Avaliação de Tratamentos do Alcoolismo. Livre-docência pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Coordenador do GREA, Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria do Hospital de Clínicas (USP), Presidente Executivo do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA).
* Tema: Programa de prevenção de Drogas do Estado de SP

4. Dr. Adalberto Calmon Barbosa
(Diretor de projetos de captação de recursos da Fazenda da Esperança.) 
* Temas: Trabalho social prestado pela Fazenda da Esperança no tratamento de dependentes de crack. Metodologia de tratamento. O trabalho feito junto às famílias do dependente, o período pós-internação e o trabalho de prevenção as drogas.

15h45 - MANIFESTAÇÕES E DEBATES

16h15 - Intervalo

16h30 - TERCEIRA MESA
«A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO NA POLÍTICA SOBRE DROGAS» 
1. Cel. Luiz de Castro Junior
(Diretor de Política Comunitária e de Direitos Humanos da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Coordenador Estadual do Programa Educacional de Prevenção às Drogas e à Violência; Coordenador da Câmara Técnica do Programa de Resistência às Drogas e à Violência Nacional)
* Tema: Proerd e Programa Jovens Brasileiros em Ação

2. Miguel Tortorelli 
(Representante do Amor Exigente; especialista em Dependência Química)
* Temas: O Trabalho do Amor Exigente; o que as famílias precisam conhecer sobre dependência química.

3. Izilda Alves
(Jornalista da Rádio Jovem Pan de São Paulo e coordenadora da Campanha pela Vida Contra Drogas da Jovem Pan SP)
* Tema: Drogas nas Escolas

4. Sônia Regina dos Santos Hyppólito
(Atende crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência há 32 anos. Palestrante da Seicho-No-Iê. Atua nos campos filosófico, espiritual e físico)
* Tema: Causas que levam os jovens às drogas

17h15 - MANIFESTAÇÕES E DEBATES

18h00 - ENCERRAMENTO

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela participação. O seu comentário estará visível nos próximos minutos.