segunda-feira, 28 de maio de 2012

Rio+20: Deputada Aline Corrêa apresentará exemplos de projetos sustentáveis da RMC


 Por iniciativa da deputada federal Aline Corrêa (PP-SP), as boas práticas das 19 cidades que integram a Região Metropolitana de Campinas serão apresentadas durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro.
 
 “A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas”, afirma Aline Corrêa, ao explicar a sua proposta de expor os bons exemplos de práticas sustentáveis da RMC.

 “O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implantação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes”, acrescenta a parlamentar, que na última semana recebeu o diagnóstico da cidade de Jaguariúna.

 A pedido da parlamentar progressista, todas as 19 cidades já foram visitadas por especialistas ligados ao programa “Cidades Sustentáveis”, que oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade, além de casos exemplares (no Brasil e no mundo) como referências a serem seguidas.

 O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, foi o primeiro da Região Metropolitana de Campinas a entregar o documento com ações sustentáveis executadas. O relatório também inclui os projetos que estão em andamento e também as propostas a serem executadas no município.
 
 O documento, que será encaminhado ao “Rio+20” foi entregue na tarde de sexta-feira, 25, à deputada federal Aline Corrêa, que representará a Câmara Federal no evento. O presidente do Instituto Sustentar, de Campinas, Luis Fernando Faria, também esteve presente ao encontro.

Boas práticas
 
 Dentre as ações executadas em Jaguariúna, a deputada progressista destacou a “Lei da Fumaça Preta”, que instituiu a realização de inspeções semestrais na frota própria e terceirizada da Prefeitura (principalmente nos veículos movidos a diesel).
 
 O relatório de Gustavo Reis inclui outras três leis aprovadas em Jaguariúna: a “Lei de Proteção de Mananciais”, a “Lei de Arborização Urbana” e a “Lei de Educação Ambiental”. Esta última definiu diretrizes pedagógicas ambientais e promoveu a inserção deste tema, de forma transversal, no currículo de toda a rede de ensino.
Na foto, a deputada Aline Corrêa recebe relatório de práticas sustentáveis das mãos do prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis

(Crédito da Foto: Marcus Vinicius/PMJ)

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela participação. O seu comentário estará visível nos próximos minutos.