segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aline Corrêa se emociona durante Formatura da Juventude Cívica de Osasco


A formatura da 88ª Turma de Alunos Aspirantes da JUCO - Juventude Cívica de Osasco, realizada no último sábado, dia 24 de abril, na Câmara Municipal, levou às lágrimas a deputada Aline Corrêa. No total, 187 jovens, entre 15,5 e 16,5 anos, receberam seus certificados de conclusão de cursos orientados à cidadania e ao mercado de trabalho. Esses jovens podem ficar até os 18 anos de idade ligados à JUCO.

Junto com a formatura, a instituição comemorou 48 anos de fundação. Nesse período, mais de 30 mil jovens passaram pela JUCO. As histórias narradas pelo Professor Daniel Barbosa de Andrade (ex-presidente da Entidade), maior responsável por fazer germinar uma semente que produz ótimos frutos para São Paulo e um excelente exemplo para todo o país, fizeram a deputada federal se emocionar.

Dentre os jovens que passaram pela JUCO, existem grandes exemplos bem-sucedidos. Dentre eles, o vereador Josias do Nascimento, que é da turma do ano de 1989. Ex-alunos da JUCO atuam hoje no Ministério Público (como Promotores de Justiça), trabalham no Banco do Brasil (cuidando da área de informática), exercem a advocacia. Tem aluno da JUCO até na Europa.

“A JUCO é uma Escola de Cidadania, que forma o artigo mais importante para a sociedade: cidadãos! Os dicionários definem «cidadão» como o habitante do país. Só isso. Mas para a JUCDO, «cidadão» é toda aquele pessoa que atua com dignidade e que é consciente de seus deveres e de seus direitos”, destacou, em seu discurso, a deputada federal.

“As empresas buscam na JUCO de funcionários a gestores, pois sabem que por trás daquele menor, daquele jovem, tem uma instituição que está capacitando-o, qualificando-o e supervisionando-o para que siga o caminho do bem”, acrescentou Aline Corrêa, ao lado do vereador Netinho de Paula, que também prestigiou e se emocionou com o evento.

História

A Ata de Fundação da Juventude Cívica de Osasco é datada de dia 26 de abril de 1962. Participaram daquele momento histórico os senhores Hirant Sanazar, Hindenburg Cintra Soares, Júlio Augusto Pardal, Antonio P. dos Santos, Jamir Gonçalves, Márcio T. Filho, Geraldo Vieira Mulard, Prof. Anésio Cabral, Altino Ferraz de Oliveira e Agildo A. Martins, que reuniram-se em Assembléia-Geral na Rua Rubens do Amaral, 180 – Bela Vista – Osasco (SP), com o objetivo de fundar a entidade.

A partir de março de 1979, com alteração do Estatuto Social, a JUCO tornou-se uma ONG – Organização Não-Governamental. Em 1989, a nova Diretoria eleita da JUCO estabeleceu como prioridade o aspecto educacional e de iniciação ao aprendizado profissional. O Educador Prof. Daniel Barbosa de Andrade, como Presidente da Juventude Cívica, firmou convênio com a Prefeitura Municipal de Osasco e ampliou parcerias com empresas privadas, transformando a JUCO em uma entidade de referência e modelo não só para cidade de Osasco, e região, mas, para todo o País.

Em 1990, a JUCO passou a admitir guardas-mirins do sexo feminino, estando atualmente com aproximadamente 900 adolescentes e mantendo convênio com mais de 100 empresas de pequeno, médio e grande porte, com a Prefeitura e Câmara Municipal de Osasco, além do Poder Judiciário, onde os adolescentes na condição de alunos estagiários, iniciam-se profissionalmente.

Ao completar 48 anos, a JUCO está consolidada, com uma folha de serviços prestados ao Município de Osasco e a Região Oeste da Grande São Paulo, mantendo cursos de Informática, Escritório Modelo, Idiomas, Padaria Escola; além da Biblioteca, Sala de Vídeo e de Debates, Restaurante, Gabinete odontológico e dois amplos auditórios para as palestras e eventos.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela participação. O seu comentário estará visível nos próximos minutos.