segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Aline Corrêa destaca a importância das ações de incentivo ao aleitamento materno


Em sincronia com a Semana Mundial do Aleitamento Materno, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS)o Ministério da Saúde lançou,no dia 1º, a Campanha da Amamentação.
 Com o tema “Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você”,  a campanha de 2013 é focada no cuidado com a capacitação de profissionais para atender mães em todo Brasil, incentivando-as a garantir o aleitamento até os dois anos.
  “Os profissionais precisam estar prontos para passar instruções e para acolher estas mães da melhor forma possível. E, para isso, a adesão dos estados e municípios, por meio da promoção de ações e programas que incentivem o aleitamento, é fundamental.”, declara a deputada federal Aline Corrêa.
 Como parte da campanha, o Ministério da Saúde irá distribuir cartazes e folders para as Secretarias Estaduais de Saúde (SES). Serão cerca de 200 mil cartazes que deverão ser fixados nos serviços de saúde que atendem mulheres e crianças em todo o Brasil, além de 1,7 milhão folders que serão distribuídos nos estados.
 Benefícios para a saúde - De com a OMS, apenas 38% das crianças no mundo são amamentadas exclusivamente com leite materno nos seis primeiros meses de vida.
 Para Aline Corrêa, incentivar a amamentação é uma questão que deve ser priorizada, pois além de representar mais saúde para o bebê, traz grandes benefícios para as mães. “Além de ser a melhor fonte de nutrição para bebês, o aleitamento materno reduz as chances de obesidade na vida adulta e o risco de diabetes. Para as mães, amamentar ajuda a reduzir o peso mais rapidamente após o parto e reduz o risco de câncer de mama e de ovário”, afirma a parlamentar progressista.
 A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte das ações da OMS para elevar a taxa mundial de aleitamento materno exclusivo, nos primeiros seis meses de vida do bebê. O objetivo da Organização é aumentar esta percentagem em pelo menos 50% até 2025. “Defendo que a prevenção de doenças é a forma mais inteligente de se cuidar da saúde pública e o aleitamento materno é um grande aliado nesta luta”, finaliza a deputada.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela participação. O seu comentário estará visível nos próximos minutos.