segunda-feira, 3 de junho de 2013

Valinhos pretende ampliar sistema de captação de água com apoio da deputada federal Aline Corrêa


Técnicos do Ministério das Cidades receberam na última terça-feira, 28, o projeto apresentado pela cidade de Valinhos para a construção de nova linha de captação de água do Rio Atibaia. A deputada federal Aline Corrêa acompanha a questão de perto, pois priorizou as obras de abastecimento de Valinhos, cidade da Região Metropolitana de Campinas que enfrenta frequentes problemas de falta de água.
Recepcionados em Brasília pela parlamentar progressista, o presidente do Departamento de Àguas e Esgotos de Valinhos, Luiz Mayr Neto, o diretor do Departamento de Planejamento, Márcio Arantes de Andrade, e os engenheiros Luiz Carlos e Eduardo Bottura participaram de reunião com os analistas da área de saneamento do Ministério das Cidades.
“Estamos buscando recursos federais a fundo perdido para aumentar a captação no Rio Atibaia e, assim, solucionar o problema de fornecimento de água em Valinhos. A deputada federal Aline Corrêa tem se esforçado muito para viabilizar nossa solicitação”, declarou Mayr.
Hoje, o sistema de abastecimento de água no município de Valinhos opera no limite. De acordo com Mayr, uma simples queda de energia na captação do Rio Atibaia, ou o rompimento da rede já é suficiente para deixar milhares de valinhenses sem água nas torneiras.  
A obra está orçada em R$ 10,7 milhões e a expectativa da cidade é que os recursos sejam liberados dentro do Orçamento Geral da União (OGU), a fundo perdido, pois o elevado nível de endividamento do município impede a solicitação de financiamento.
Cenário - Valinhos tem duas Estações de Tratamento de Água. A primeira, mais antiga, produz 200 litros por segundo, ou 17,3 milhões de litros por dia. A ETA II, que opera 20% acima da capacidade, trata 210 litros por segundo, ou 17,8 milhões de litros por dia.
O projeto de melhorias no sistema de abastecimento de água da cidade também prevê a ampliação da ETA II, que contará com um investimento próprio no valor de R$ 5 milhões. A ampliação resultará em mais quatro milhões de litros de água por dia. A construção da outra linha de captação trará mais 10 milhões de litros por dia para a ETA II.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela participação. O seu comentário estará visível nos próximos minutos.